Hoje as dicas são da nossa colaboradora, a adorável mineira Luciana Araújo.
Aqui ela compartilha sua paixão por San Pedro do Atacama, destino que será a próxima parada do Longe e Perto em janeiro de 2014.
Sobre meu amor por San Pedro
por Luciana Araújo
Há tempos queria escrever sobre San Pedro, mas a verdade é que sempre me faltaram palavras para falar sobre esse lugar. Foi quando a Carla me convenceu. :)
San Pedro de Atacama é uma vilazinha encantadora. Não se trata apenas de paisagens de encher a vista e um roteiro cheio de passeios, restaurantes e hotéis para atender todo tipo de turista. San Pedro tem uma energia diferente. Pode ser pela gente acolhedora ou pela força dos vulcões. Pelo salar, geisers ou pela lagoa que poderia ser um pedacinho do mar morto. Aquele céu, que de tão estrelado não caberia mais um pontinho de luz, já seria motivo suficiente para se apaixonar por San Pedro.
Tem pra todo gosto:
Tour das estrelas
Esse é imperdível e recomendo a todo mundo que vai para lá. É um passeio que se faz à noite, em um pequeno observatório a céu aberto no meio do deserto. É impressionante quantas estrelas se pode ver no meio do nada. Com muito humor, o guia faz uma reflexão sobre o universo e a nossa curiosidade cultural e científica sobre planetas e constelações. O próprio guia é o dono do observatório, um astrônomo francês, casado com uma chilena que resolveu viver em San Pedro. Há tours em inglês, espanhol e francês. O observatório fica em uma casa na rua Caracoles e é preciso reservar seu lugar com antecedência. Vá bem agasalhado – o Atacama é quente durante o dia, mas pode ser um gelo a noite.
Subir o vulcão Lascar
Essa é para os mais aventureiros e com bons pulmões para encarar a caminhada. Todo esforço vale a pena quando se chega ao topo desse vulcão espetacular que ainda está em atividade e te envolve mostrando toda a força da natureza. É uma experiência inexplicável e incrivelmente emocionante. O tour dura o dia inteiro, é um pouco caro e não é oferecido por todas as agencias, por isso programe com antecedência e procure um guia experiente. Também são oferecidos treckings para outros vulcões, inclusive para o Licancabour.
Lagunas Cejas y Ojos del Salar
É um tour de meio período e praticamente todas as agencias oferecem. Nesse tour você conhece o salar do Atacama, que não é tão bonito quanto o de Uyuni (Bolívia), mas é emoldurado pelos vulcões Licancabour e Lascar. Leve roupa de banho pois é possível nadar no meio do deserto numa lagoa salgada, que por causa da densidade te faz boiar, assim como acontece no mar morto.
Vale da Luna + Vale da Muerte
É o passeio mais clássico e é basicamente um passeio por formações rochosas interessantes e uma duna de areia gigante –ótimo lugar para ver o por do sol. Lá também e possível fazer sandboarding. Para os mais animados, alugue uma prancha, uma bicicleta e vá. É perto da cidade.
Lagunas Altiplanicas
Lagoas cheias de flamingos em paisagem exuberante. É um pouco afastado da cidade e dura cerca de meio dia. A maioria das agencias oferece esse tour.
El Tatio
Tem que madrugar, é muito frio e a estrada ruim. Mas quando mais você vai ver geisers explodindo na sua frente? É possível nadar em piscinas naturais aquecidas pela atividade vulcânica.
Restaurantes
Há muitos charmosos e a comida é muito boa. Aos viajantes com orçamento mais apertado, atenção: San Pedro está no deserto, mas é uma cidade cara.
Café Adobe – na rua Caracoles, com uma fogueira imensa no meio do salão. Recomendo o risoto de quinoa com cogumelos!
Ckunna Restaurante – prove no final a torta de chañar
Prove também empandas chilenas e suco de chirimoya (uma parente da fruta do conde). Você encontra em qualquer lanchonete.
Hospedagem
Dos hotéis luxuosos aos albergues e pensões, San Pedro oferece opção para todo tipo de conforto ou bolso. Se a intenção é curtir a cidade, tente ficar num lugar próximo às ruas principais para tomar um sorvete na praça ou ir ao Mercado de artesanato comprar badulaques sem depender de transporte automotivo.
Fotos: Luciana Araujo
Luciana, Obrigada por compartilhar sua experiência.
E você já esteve no Atacama? Compartilhe aqui suas dicas .
Quantos dias são necessários para conhecer o Atacama? Vc indica alguma empresa para fazer os passeios?
Larissa,
fiquei quatro noites em San Pedro do Atacama e achei um período bom. Porem, eu não fiz todos os passeios.
http://www.desertadventure.cl/esp/da_empresa.html
Gostei bastante dessa empresa.
abs
Obrigada
Volte sempre ! bj