Vinho, Experiências

Região Vinicola da Africa do Sul

02 nov 2014 • por Teresa Perez Tours0 comentários

Hoje, o último post da série Explorando a África do Sul com Teresa Perez Tours.

Região Vinicola da Africa do Sul

Napoleão era admirador dos vinhos sul-africanos. Carregamentos de Vin de Constance, seu sabor favorito, ajudavam a aliviar-lhe a dor do exílio na ilha de Santa Helena. Hoje, passados dois séculos, a África do Sul continua sendo reconhecida pela qualidade de suas cepas. Os vinhedos florescem aos pés das grandes montanhas da região do Cabo, influenciados pelo clima ameno do extremo sul do continente e pelas brisas úmidas do Atlântico e do Índico. Dezenas de produtores se concentram nas cidades históricas de Stellenbosch, Franschhoek e Paarl. Hospitaleiros, os produtores abrem as portas de suas propriedades para mostrar os cultivos e apresentar os vinhos. A uva mais nobre é a do tipo pinotage, matéria-prima do legítimo tinto sul-africano. De Constantia, um bairro bucólico de Cape Town, até hoje sai o vinho que Napoleão tanto apreciava.

Passeios

Stellenbosch

Fundada em 1679, a segunda colônia europeia mais antiga na África do Sul, após Cape Town, com ruas ladeadas por casas em estilo holandês, esta histórica cidade universitária de clima europeu é autêntica e charmosa. Às margens do Rio Eerste, a cidade cresceu de maneira espantosa e tornou-se independente logo em 1682, apenas três anos após a sua fundação. Devido ao seu solo e climas propícios à produção vinícola, rapidamente virou o centro desta indústria no país, e produz atualmente cerca de dez milhões de hectolitros (cem litros) de vinho ao ano. Charmosos boutiques, bares e restaurantes se misturam entre prédios universitários e monumentos históricos. Sua arquitetura ilustra bem o estilo de ambientes e a decoração do início do século 18.

Stellenbosch

Stellenbosch

Stellenbosch,  wine growing region in South Africa

Stellenbosch, wine growing region in South Africa

Franschhoek

O Canto dos Franceses na língua africâner foi o nome dado à cidade fundada no século 17, inicialmente para abrigar franceses protestantes expulsos da França por questões religiosas, com o objetivo de cultivar a terra e desenvolver a cultura da vinha. Aninhada entre vales e montanhas a charmosa e próspera Franschhoek dá aos visitantes a possibilidade de degustar uma vasta gama de vinhos, acompanhando a cozinha tipicamente francesa e refinada, frente a esplêndidas paisagens bucólicas.

Winery Franschhoek

Winery Franschhoek

Franschhoek2

Vinicolas

La Motte (Franschhoek)

Não bastasse produzir alguns dos mais premiados vinhos sul-africanos, o La Motte surpreende seus visitantes também por sua história. A casa principal, a adega e as outras construções da vinícola datam do século 18 e foram restauradas na década de 1970, quando a fazenda foi comprada por Anton Rupert. Em uma visita é possível jantar no restaurante em seu interior, o Pierneef à La Motte, visitar o museu da propriedade, com obras contemporâneas de artistas sul-africanos, e contar com o auxílio de especialistas no momento de provar e comprar os vinhos.

Informações: Estrada R45. Franschhoek. A aproximadamente 70 km ao leste de Cape Town. Tel: 27 21 8768000. www.la-motte.com.

La Motte

La Motte

Waterford Estate (Stellenbosch)

Um belo cenário aguarda aqueles que vão conhecer essa vinícola e provar seus vinhos: ar livre e sombra proporcionada por largos galhos de árvores. Para melhorar a experiência, o chocolate é usado para a harmonização. Produzido artesanalmente na propriedade, pode-se escolher entre os tipos amargo, meio amargo e ao leite. Além das degustações, um “safári” a bordo de uma Land Rover permite que aficionados conheçam o terroir local.

Informações: Blaauwklippen Road. Helderberg. Stellenbosch.

A aproximadamente 50 km ao sudeste de Cape Town. Tel: 27 21 8805300. www.waterfordestate.co.za.

Waterford Estate

Waterford Estate

Hoteis

Le Quartier Francais (Franschhoek)

Com elaboração inventiva, a gastronomia da região de Franschhoek se destaca com a chef holandesa Margot Janse – eleita uma das melhores do mundo pela badalada revista britânica The Restaurant – responsável pelo alto padrão dos restaurantes do belo e exclusivo hotel Le Quartier Français.

Le Quartier Francais

Le Quartier Francais

Babylonstoren Farm Hotel (Franschhoek)

O Babylonstoren está em uma fazenda cujas construções seguem o tradicional estilo desenvolvido nos séculos 17 e 18, quando Franschhoek ainda era uma colônia holandesa. Com paredes espessas e brancas, os quartos são agradavelmente frescos durante o verão e aquecidos por lareiras durante o inverno. O jantar é sempre um acontecimento nesse paraíso: tanto o restaurante Babel, quanto as noites especiais preparadas exclusivamente para os hóspedes, tornam tudo ainda mais especial. Já o jardim, com oito acres, é o coração do hotel, e sempre surpreende tamanha é a sua beleza.

Babylonstoren Farm Hote

Babylonstoren Farm Hote

La Residence (Franschhoek)

Situado no coração do vale de Franschhoek e cercado por seus vinhedos, o La Residence é o lugar ideal para aproveitar a bela área rural da região vinícola África do Sul. As 11 exclusivas suítes são decoradas individualmente e oferecem um requintado ambiente de relaxamento. Com muito espaço aberto para atividades como caminhadas e ciclismo, a propriedade ainda oferece excursões pelas vinícolas locais.

Franschhoek La residence

Franschhoek La residence

Delaire Graff Estate (Stellenbosch)

Instalado no impressionante Helshoogte Mountain Pass e com vista privilegiada, o luxuoso Delaire Graff Estate, possui entre outros atrativos raros, uma coleção de obras contemporâneas dos maiores artistas do país, spa de primeira linha e dois sofisticados restaurantes que complementam a experiência de descoberta de sentidos.

Delaire Graff Estate

Delaire Graff Estate

Sobre Teresa Perez Tours

Com mais de 20 anos de história, a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados. Sua atuação pioneira inclui um trabalho consistente de consultoria em viagens em destinos nas Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Com um time de consultores apaixonados por viagens, a agência identifica os interesses, desejos e necessidades de cada cliente, com análise de roteiros, destinos, culturas e logísticas. Então, desenha o roteiro perfeito que atenda cada tipo de interesses

Comente Aqui
Dez cidades cercadas por muros _ Parte 1
Icaraizinho, paraíso perdido no litoral do Ceará!