Experiências, Lugares Históricos

Dez cidades cercadas por muros _ Parte 1

23 out 2014 • por Teresa Perez Tours0 comentários

Cidades cercadas por muros inspiram viagens por destinos que revelam passados intocados

Projetadas no passado para afastar inimigos, as muralhas produzem hoje um efeito inverso nos viajantes – atraem e fascinam por sua imponência e pela riqueza histórica de suas estruturas. Pensando nos destinos do mundo mais especiais com essa característica, a Teresa Perez Tours, agência especializada em turismo personalizado, indica uma lista com dez cidades interessantes pelo mundo que contam com muros de centenas e até milhares de anos, todos considerados Patrimônios Mundiais da Unesco:

1 – Dubrovnik, Croácia
Destino turístico mais concorrido do Mar Adriático, Dubrovnik é rodeada de muralhas e fortificações, que dividem a cidade deencantos medievais das praias paradisíacas. Seus muros são alguns dos mais bem preservados da Europa, com altura que chega aos 25 metros. Construídos entre os séculos 8 e 16, eles sobreviveram a guerras e invasões, conservando Dubrovnik emseu esplendor.

Cidade Dubrovnik in Croatia, Visão dos Muros da Cidade

Dubrovnik in Croatia, Scenic view on city walls

2 – Carcassonne, França
Localizada no charmoso sul da França, Carcassonne é a maior cidade murada da Europa, e foi defendida durante a Idade Média por um imponente conjunto de fortificações. Seu interior combina o traçado irregular de ruas estreitas medievais com a imponência de um castelo com 59 torres. Suas fortalezas foram construídas entre os séculos 9 e 10 para evitar os ataques dos vikings.

Parque Lage muros da parte externa

3 – Évora, Portugal
Único destino português entre as cidades europeias mais antigas, Évora é considerada uma cidade-museu. Seu muro começou a ser erguido no século 14, por ordem de Afonso IV e a obra perdurou até ao reinado de Fernando I, protegendo o patrimônio ao longo dos séculos em novos períodos de conflitos e invasões. Sua arquitetura mistura diversos estilos: romano, islâmico, gótico e maneirista, entre outros.

Cathedral, Evora - Foto da ponte para cathedral.

Cathedral, Évora

4 – York, Inglaterra
Fundada pelos romanos, conquistada pelos anglos, capturada pelos vikings e incorporada ao reino da Inglaterra em 954, York tem quase 2 mil anos de história. Localizada no norte da Inglaterra, abriga riquezas como construções normandas e a maior catedral gótica da Europa – York Minster, que levou 250 anos para ser concluída. Suas muralhas foram erguidas entre os séculos 12 e 14 e é possível admirar a cidade com a vista panorâmica dos muros, que têm espaços abertos para caminhadas.

York, Inglaterra - Paisagem dos muros da cidade

York, Inglaterra

5 – Sveti Stefan, Montenegro
Montenegro é considerado a pérola do Mediterrâneo, e a cidade Sveti Stefan, que já foi uma modesta vila do século 15, se tornou reduto de celebridades como Marilyn Monroe e Sophia Loren nos anos 60. Em 2009, a cidade foi transformada em um hotel do exclusivo grupo Aman Resorts. Suas muralhas, que datam do século 15, protegem uma bela igreja e dezenas decasas de pedra calcária, onde o hotel está abrigado.

Cidade Sveti Stefan, Montenegro - Paisagem da cidade na ilha

Sveti Stefan, Montenegro

Veja aqui Cidades Muradas – Parte 2

Sobre Teresa Perez Tours

Com mais de 20 anos de história, a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados. Sua atuação pioneira inclui um trabalho consistente de consultoria em viagens em destinos nas Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Com um time de consultores apaixonados por viagens, a agência identifica os interesses, desejos e necessidades de cada cliente, com análise de roteiros, destinos, culturas e logísticas. Então, desenha o roteiro perfeito que atenda cada tipo de interesses

Comente Aqui
Parque Lage, um convite para contato com a natureza
Região Vinicola da Africa do Sul