Experiências

Dicas de Cartagena

18 maio 2012 • por Longe e Perto • 1 comentário

Infelizmente não conheço Cartagena, ainda. Está na minha lista de desejos.

Recebi essas dicas, achei muito legal e decidi compartilhar.

Na Colômbia, Cartagena investe em ações de turismo sustentável

Um comitê de sustentabilidade está trabalhando constantemente para posicionar Cartagena das Índias, na Colômbia, como um destino turístico sustentável em nível mundial.

Faz parte desse grupo a Prefeitura Municipal, instituições turísticas e a própria sociedade civil. O comitê começou suas tarefas pelo Centro Histórico da cidade, especificamente nos bairros de San Diego, Centro e Getsemaní, motivado, sobretudo, pela declaração de Cartagena como Patrimônio da Humanidade.

Com a coordenação do Turismo de Cartagena das Índias, o primeiro projeto já obteve resultados por meio de programas de sensibilização e capacitação de todos os interessados na importância do turismo e da sustentabilidade.

O grupo também conseguiu alavancar o número de turistas que visitam Cartagena, bem como seu grau de satisfação. Além disso, com o propósito de gerar emprego e desenvolver a capacidade empresarial local, o comitê tem liderado capacitações para o melhorar e inovar a oferta e o serviço local, assim como tem oferecido rodadas de negócios que estimulem o comércio na região.

Certificado de Qualidade Turística

Os esforços de Cartagena estão focados em cumprir os princípios de sustentabilidade descritos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e para obter assim o Certificado de Qualidade Turística do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, que busca melhorar os serviços turísticos do país.

Como resultado, a cidade deve garantir um desenvolvimento econômico que eleve a qualidade de vida e bem-estar social de seus habitantes, sem esgotar os recursos naturais ou prejudicar o ambiente.

Ao visitarem Cartagena das Índias, os turistas  poderão conferir a autenticidade sócio cultural das comunidades locais, pois o projeto também incluiu ações de conscientização para conservação do patrimônio arquitetônico da cidade e os valores tradicionais de sua gente.

Essas são as primeiras medidas adotadas pela cidade para se posicionar como um exemplo mundial de turismo sustentável. ‘La Heroica’, como também é conhecida Cartagena, adotou o projeto, sobretudo, como forma de estimular o turismo na região, essencial na geração de empregos estáveis, renda e bem-estar para às comunidades locais.

Como ir?

Voos diretos para Cartagena:  Avianca e Copa

Voos direto Bogotá: Tam

Voos com escala em outros países – Bogotá: Taca e Lan

Onde ficar?

Aguamarina Hotel Boutique

Astra Suite 427 Hotel Galeria

Hotel Capilla Del Mar

Anamdá Hotel Boutique

Hotel Americas Global Resort

O que visitar?

Praça da Aduana: uma praça antiga, rodeada por casas coloniais e por onde circulava o comércio da época. É na praça que fica localizada a prefeitura da cidade.

Palácio da Inquisição: este edifício é considerado uma das casas típicas da arquitetura civil da cidade do século XVIII.

Aquário San Martín: localizado na ilha de San Martín de Pajares, na Ilhas do Rosário, possui numerosas espécies e um magnífico espetáculo de golfinhos adestrados.

Castelo de San Felipe de Barajas: maior forte da América Colonial

Torre do Relógio: foi construída como entrada principal da cidade amuralhada.

Mais informações em:  http://www.cartagenadeindias.travel/

 

Comente Aqui
1 comentário
  1. carlos   •   18/05/12   •   22h06

    muito bom esse post de Cartagena,

Palermo Soho, querido Buenos Aires Argentina!
Todos os prédios de Nova York