Aplicativos, Planeje-se

Dicas de Fotografia com Celular

07 maio 2017 • por Dica do Leitor • 1 comentário

 

Por Carla Romero – Colaboradora

De repente, de uma hora para outra, todos nós passamos a andar com uma câmera fotográfica a tiracolo. O celular transformou o ato de fotografar em uma prática do dia a dia. Clique, clique e clique: fotografamos e postamos tudo que aparece na nossa frente. Com esse pequeno aparelho podemos capturar, editar, tratar e distribuir nossas imagens de forma fácil e ágil. Mas, muitas vezes a falta de familiaridade com a linguagem fotográfica faz com que as nossas fotos não fiquem daquele jeito que esperávamos.

Dar um passo em direção à qualidade fotográfica nem sempre requer manuais complicados ou câmeras super potentes. Algumas dicas muito simples podem melhorar e muito o resultado final da sua fotografia. E hoje, vou dar umas dicas de como você pode fazer isso!

Dê preferência à luz natural.

Procure uma janela, desvie a claridade que você precisa com um pedaço de papel, espere a melhor luz. A iluminação natural, principalmente a que entra pela janela, produz resultados lindos nas fotografias, dá volumes e sombras delicadas para o seu assunto. Evite ao máximo usar o flash do celular, inclusive à noite. Você vai se sair muito melhor com a claridade de outro celular ou com uma lanterna. A luz disparada pelo flash é muito dura e vai acabar com toda a poesia da sua fotografia.

Cuidado com o enquadramento.

Ative a grade de alinhamento da sua câmera. Elas são ótimas guias na hora do clique. Além de te ajudar a ordenar as principais linhas da sua imagem ela vai te auxiliar a escolher onde o principal assunto da foto fica melhor colocado. Centralizar nem sempre é a melhor saída. Os aparelhos com sistema operacional IOS tem o recurso de grade de alinhamento nativo na câmera. Para ativá-lo, basta ir em Ajustes>Fotos e Câmera>Grade. No Android é preciso de um aplicativo  para o alinhamento aparecer. O Câmera Sensor e o HD Câmera  fazem isso muito bem.

 Não fique parado.

Busque ângulos e perspectivas diferentes para a sua fotografia. Se aproxime, se afaste, olhe de cima ou completamente de baixo. Ângulos inusitados podem tornar a sua fotografia muito mais interessante. Experimente!

Use os recursos da sua câmera. Tente fazer a mesma foto em formatos diferentes, quadrada, normal ou paisagem. Mudar o foco para diferentes pontos da cena também pode surpreender. Observe essas variações e cheque o que funciona.

Se jogue nos aplicativos.

Os filtros do Instagram são legais, mas os aplicativos podem fazer muito mais pelas suas fotografias. Os aplicativos são seus aliados e podem melhorar muito as suas imagens, além de te ajudar a superar as limitações da sua câmera. O Snapseed, VSCO e Adobe Photoshop Express (todos para Android e IOS) são maravilhosos. Eles permitem ajustes simples, mas muito eficientes como, alinhar o eixo da sua imagem, produzir efeitos de desfoque, aumentar e diminuir o brilho e contraste ou transformar a foto em preto e branco. No mundo dos aplicativos o céu é o limite!

Pratique e inspire-se.

Fotografe bastante, só com a prática você vai se aprimorar.

Acredite se quiser, mas olhar boas fotografias também faz com que você melhore. O Instagram está cheio de perfis maravilhosos que podem te ajudar nessa missão:

@magnumphotos
@vitorandrade
@aphotoaday_project
@renatostockler
@role_sp
@leanandmeadow
@danilo_verpa
@juanesteves
@cassiovasconcellos
@joaomachadofineart

Sobre nossa colaboradora – Carla Romero

Minha história com a fotografia é de longa data, desenvolvi minha carreira em grandes jornais de São Paulo, hoje sou editora assistente da Folha. A minha história com o celular é mais recente. Há alguns anos, em nome da facilidade, resolvi levar apenas meu celular para fotografar durante uma viagem. A mochila ficou muito mais leve e o resultado fotográfico ficou surpreendente. De lá para cá o celular tomou conta da minha vida e eu resolvo tudo com ele.

Gostou? Acompanhe a Carla no Instagram e Facebook.

Comente Aqui

1 comentário
  1. Rafael Borges   •   14/07/17   •   12h18

    Ótimas dicas, parabéns pela postagem!

Dicas de Dubai
Destaques da Travelweek  São Paulo 2017