Explorar o Rio de Janeiro e conhecer as novidades que o Google está trazendo para as Olimpíadas Rio 2016 foi o convite que 75 veículos de imprensa (jornalistas, bloggers e youtubers) do mundo todo receberam em junho, faltando menos de 40 dias para o inicio dos jogos.
A preparação das Olimpíadas Rio 2016 está envolta em um cenário de muita polêmica (falta de segurança, obras inacabadas…) porém, como boa carioca que sou, prefiro fazer parte do time que torce para que tudo corra bem e que um legado positivo fique para a cidade.
A visita ao Parque Olímpico era o momento mais aguardado da programação de três dias promovida pelo Google, na semana passada.
Na quarta feira, nosso grupo com representantes de 25 veículos brasileiros rumou para o Parque Olímpico da Barra, que será o ponto principal das competições.
Sim, o acesso está bem tumultuado e são várias as obras inacabadas pelo caminho (metro, pontes, calçadas).
Nossa primeira parada foi no Centro de Imprensa, a estrutura que receberá os 25.000 profissionais credenciados de todo o mundo, com destaque para as equipes de: brasileiros, americanos, alemães, japoneses e chineses. O IBC (International Broadcasting Center) abrigará 12 estúdios de TV com 4000 m² de área construída. Só a NBC, famosa TV americana, terá dois estúdios e 3000 funcionários circulando por lá.
“Serão jogos preparados para a era digital com transmissão 4k e 8k. São 95 empresas detentoras dos direitos de transmissão. Vamos ser a vitrine do mundo, a audiência global prevista é de 5 bilhôes de pessoas.”, relatou a responsável pela área de imprensa.
Lá tiramos fotos com a Tocha Olímpica.
A apresentação da Diretoria de Comunicação do Comitê Olímpico reforçou que mais de 60% dos brasileiros respondeu SIM a última pesquisa do Instituto Nielsen que perguntou: “Você é favorável aos Jogos?”.
Os primeiros jogos da América do Sul, são grandiosos:
– Jogos Olímpicos
42 modalidades esportivas;
19 dias de competição – 5 a 21 de agosto;
10.900 atletas de 206 países;
25.000 profissionais de imprensa, 7.000 membros de delegações e 3.200 profissionais técnicos.
– Jogos Paralímpicos
23 modalidades esportivas;
11 dias de competição – 7 a 18 de setembro;
4.350 atletas de 176 países;
7.200 profissionais de imprensa, 3.000 membros de delegações e 1.500 profissionais técnicos.
“Os Jogos são a maior operação logística em tempos de paz. Movimentando mais de 30 milhões de itens entre uniformes, bolas, brindes, mobiliários e etc.” complementa a representante do Comitê Olímpico para reiterar a grandiosidade.
O legado olímpico também foi mencionado:
– Econômico – geração de empregos;
– Social – serão 50 mil voluntários treinados, disseminando a cultura e os valores do voluntariado e o Programa de Educação de Valores Olímpicos que impactou mais de 7 milhões de alunos em 15 mil escolas;
– Urbano – ampliação da cobertura de transporte na cidade;
– Ambiental – metas de despoluição das águas porém, não atingidas na integralidade.
Encerrada a primeira parte, foi hora de realizar o tour no complexo.
A Via Olímpica dá acesso às instalações.
Com a ajuda do Google Maps e do Street View Histórico foi possível fazer um tour virtual e lembrar que estávamos no espaço onde antes funcionou o Autódromo de Jacarepaguá.
Ficou curioso? Veja o link:
Passamos pela Arena do Futuro, que será desmontada após os Jogos e o material reaproveitado para a construção de escolas públicas.
Visitamos o Parque Aquático e a Arena Carioca 1, a maior de todas as arenas.
Gostou da visita? Já comprou seu ingresso?
Acompanhe tudo no site e redes sociais do Rio 2016:
Facebook.com/rio2016
Instagram/rio2016
Quer ver todas as fotos do evento? Procure #riowithgoogle
A editora do Longe e Perto viajou para o Rio de Janeiro a convite do Google onde conheceu as novidades para as Olimpíadas do Rio 2016, foi o evento Explore Rio with Google.
Obrigada Google, pelo convite para participar da experiência.