Gastronomia, Experiências

Peru gastronômico ( Parte 2 ) – Os Dez Pratos que você não pode perder

22 mar 2015 • por Longe e Perto • 3 comentários
ceviche

ceviche

A culinária do Peru está na moda, nos últimos anos o país passou a receber vários prêmios e ganhou o reconhecimento internacional. Uma cozinha mestiça, com uma grande variedade de pratos. Estima-se que existam mais de 490 pratos típicos do país, com origens variadas.

Anota ai os dez pratos mais conhecidos que você não pode perder :

Ceviche:

É o prato típico mais famoso do Peru. Os ingredientes básicos são: peixe cortado em pedaços, suco de limão, ají, cebola e sal. O peixe é marinado no suco de limão, junto com os outros ingredientes e geralmente é servido com batata-doce e choclo. É um prato muito original, que possui um sabor exótico.

Aji de gallina

É um creme feito com leite, caldo de galinha, pão, bolacha Maria e galinha (ou frango) desfiada. Batata, arroz e às vezes ovos são servidos como acompanhamento.

aji-de-gallina

aji-de-gallina

Lomo saltado

O Peru é um dos países que mais receberam imigrantes chineses. Com a vinda desses imigrantes surgiram muitos pratos novos, frutos da fusão entre a cultura chinesa e a peruana. Um dos mais conhecidos é o lomo saltado. Ele é feito com tiras de carne, refogadas com tomate e molho de soja, acompanhadas com arroz e batata-frita.

lomo-saltado

lomo-saltado

Anticuchos

Talvez esse espetinho de coração de vaca possa parecer um pouco estranho para os brasileiros, mas ele é quase uma unanimidade entre os peruanos. O segredo está no tempero, feito com ají, que dá um sabor especial à carne. Os anticuchos são geralmente servidos com batatas cozidas e choclo.

anticuchos

anticuchos

Rocoto relleno

O rocoto relleno é um prato típico da cidade de Arequipa, a segunda maior do país. O prato é feito com o rocoto (um tipo de pimentão), recheado com carne moída e queijo e levado ao forno. Cuidado, pois o prato é um pouco picante para os paladares brasileiros.

rocoto-relleno

rocoto-relleno

Causa rellena

A causa é um dos pratos mais populares do Peru. Ela costuma ser servida como entrada na maioria dos restaurantes do país. A receita é relativamente simples, feita com batatas esmagadas e frango desfiado ou atum.

causa-rellena

causa-rellena

Pollo a la brasa

É, provavelmente, o prato mais consumido no Peru, o que se deve, principalmente, ao preço baixo do frango no país. O animal é assado com carvão, em sistema rotatório criado em Lima. Sempre são usadas fêmeas, já que a carne é mais macia. O pollo a la brasa é sempre acompanhado com batatas-fritas.

pollo-a-la-brasa

pollo-a-la-brasa

Tacu-tacu

O tacu-tacu é feito com arroz e feijão, misturados em uma frigideira, até formar uma massa homogênea. Depois disso, geralmente fritam de novo a massa até ficar crocante. São usados vários tipos de acompanhamento diferentes, como ovos e carne.

tacu-tacu

tacu-tacu

Pachamanca

A pachamanca é um prato pré-hispânico, muito consumido nas regiões andinas. Para fazer a pachamanca são usados vários tipos de carnes e verduras. Os ingredientes são cozidos pelo calor de pedras pré-aquecidas, o que dá um sabor especial à carne.

pachamanca

pachamanca

Tamal peruano

O tamal parece uma pamonha, porém com um sabor muito diferente. Embora a preparação seja parecida à da pamonha, o tipo de milho, o tempero e o recheio utilizados são diferentes. Em vez de usarem folhas de milho , geralmente preferem a folha da banana. Os peruanos gostam de comer o tamal acompanhado com cebola.

tamal-peruano

tamal-peruano

Já leu o Post Peru Gastrõnomico ( parte 1 ) – Dicas de atrações e restaurantes para um tour gastronômico pela cidade. Clica aqui.

OBS: Esse post foi escrito com a colaboração de Intiways Travel. Obrigada!

Fotos: divulgação

Conheça nossa Colaboradora

Lia Petruccelli é Gerente de Operações na Intiways Travel, agencia turistica especializada em Turismo Receptivo de Luxo e viagens à medida em Lima, Peru.

intiways.travel@gmail.com

http://www.intiways.travel

Twitter: @Intiways

Facebook: facebook.com/Intiways

Comente Aqui
3 comentários
  1. Alexia   •   28/04/15   •   22h08

    Eu amo comida peruana! São pratos saudáveis e cheios de sabor ! Parabéns pela matéria ! Bjus Alexia

    • Carla Caldas   •   30/04/15   •   23h28

      Alexia,

      Uma delicia mesmo!Tambem adoro! bj carla

  2. […] central […]

Lima, um destino gastrônomico
Dicas de Cuba – Havana