A culinária do Peru está na moda, nos últimos anos o país passou a receber vários prêmios e ganhou o reconhecimento internacional. Uma cozinha mestiça, com uma grande variedade de pratos. Estima-se que existam mais de 490 pratos típicos do país, com origens variadas.
Anota ai os dez pratos mais conhecidos que você não pode perder :
Ceviche:
É o prato típico mais famoso do Peru. Os ingredientes básicos são: peixe cortado em pedaços, suco de limão, ají, cebola e sal. O peixe é marinado no suco de limão, junto com os outros ingredientes e geralmente é servido com batata-doce e choclo. É um prato muito original, que possui um sabor exótico.
Aji de gallina
É um creme feito com leite, caldo de galinha, pão, bolacha Maria e galinha (ou frango) desfiada. Batata, arroz e às vezes ovos são servidos como acompanhamento.
Lomo saltado
O Peru é um dos países que mais receberam imigrantes chineses. Com a vinda desses imigrantes surgiram muitos pratos novos, frutos da fusão entre a cultura chinesa e a peruana. Um dos mais conhecidos é o lomo saltado. Ele é feito com tiras de carne, refogadas com tomate e molho de soja, acompanhadas com arroz e batata-frita.
Anticuchos
Talvez esse espetinho de coração de vaca possa parecer um pouco estranho para os brasileiros, mas ele é quase uma unanimidade entre os peruanos. O segredo está no tempero, feito com ají, que dá um sabor especial à carne. Os anticuchos são geralmente servidos com batatas cozidas e choclo.
Rocoto relleno
O rocoto relleno é um prato típico da cidade de Arequipa, a segunda maior do país. O prato é feito com o rocoto (um tipo de pimentão), recheado com carne moída e queijo e levado ao forno. Cuidado, pois o prato é um pouco picante para os paladares brasileiros.
Causa rellena
A causa é um dos pratos mais populares do Peru. Ela costuma ser servida como entrada na maioria dos restaurantes do país. A receita é relativamente simples, feita com batatas esmagadas e frango desfiado ou atum.
Pollo a la brasa
É, provavelmente, o prato mais consumido no Peru, o que se deve, principalmente, ao preço baixo do frango no país. O animal é assado com carvão, em sistema rotatório criado em Lima. Sempre são usadas fêmeas, já que a carne é mais macia. O pollo a la brasa é sempre acompanhado com batatas-fritas.
Tacu-tacu
O tacu-tacu é feito com arroz e feijão, misturados em uma frigideira, até formar uma massa homogênea. Depois disso, geralmente fritam de novo a massa até ficar crocante. São usados vários tipos de acompanhamento diferentes, como ovos e carne.
Pachamanca
A pachamanca é um prato pré-hispânico, muito consumido nas regiões andinas. Para fazer a pachamanca são usados vários tipos de carnes e verduras. Os ingredientes são cozidos pelo calor de pedras pré-aquecidas, o que dá um sabor especial à carne.
Tamal peruano
O tamal parece uma pamonha, porém com um sabor muito diferente. Embora a preparação seja parecida à da pamonha, o tipo de milho, o tempero e o recheio utilizados são diferentes. Em vez de usarem folhas de milho , geralmente preferem a folha da banana. Os peruanos gostam de comer o tamal acompanhado com cebola.
OBS: Esse post foi escrito com a colaboração de Intiways Travel. Obrigada!
Fotos: divulgação
Conheça nossa Colaboradora
Lia Petruccelli é Gerente de Operações na Intiways Travel, agencia turistica especializada em Turismo Receptivo de Luxo e viagens à medida em Lima, Peru.
intiways.travel@gmail.com
http://www.intiways.travel
Twitter: @Intiways
Facebook: facebook.com/Intiways
Eu amo comida peruana! São pratos saudáveis e cheios de sabor ! Parabéns pela matéria ! Bjus Alexia
Alexia,
Uma delicia mesmo!Tambem adoro! bj carla
[…] central […]