A Soul Bilíngue é uma organização de impacto social que nasceu para incentivar, orientar e preparar jovens vindos de escolas públicas e de periferias para intercâmbios internacionais. O projeto nasceu em meados de 2018 e, já na primeira edição, vai enviar ao menos sete participantes para estudar inglês na Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
A primeira edição beneficia jovens de escolas públicas da zona leste de São Paulo, que tem de 17 a 25 anos. A Soul Bilíngue defende que pessoas de todas as classes sociais têm o direito de aprender novos idiomas, vivenciar outras culturas, crescer pessoal e profissionalmente a partir de experiências internacionais.
Pelo programa, que tem duração de seis meses, os jovens fazem imersão no inglês, têm mentorias via Skype com brasileiros que moram no exterior há pelo menos 2 anos, aprendem sobre planejamento financeiro e recebem apoio de psicólogos para que estejam 100% preparados para a viagem ao exterior.
O sonho da Soul Bilíngue é ser reconhecida nacionalmente como a principal ponte de acesso a intercâmbio internacional para jovens de escolas públicas e de periferias, elevar o conhecimento da língua inglesa dos jovens brasileiros e grande incentivadora de transformação social. Para nós, a realização do intercâmbio é uma possibilidade de melhorar o cenário educacional do país.
Como nasceu a Soul Bilíngue?
A Soul Bilíngue foi fundada pela jornalista brasileira Ariane Noronha, aos 27 anos. Desde os 16 anos, ela teve vontade de fazer intercâmbio, viver outra cultura e aprender o inglês como segunda língua. No entanto, ela não sabia como conseguiria, pois não tinha condições financeiras e não entendia direito como o processo funcionava. Só aos 23 anos, quando já havia concluído a faculdade de jornalismo, que ela teve conhecimento sobre um intercâmbio internacional de estudos e trabalho (babá) por meio de uma amiga de infância. Ela então deu início ao processo, viajou para os Estados Unidos em maio de 2014, morou com uma família americana e retornou ao Brasil um ano e meio depois. Por conta da experiência fora do país, Ariane conseguiu aprender inglês e expandir o conhecimento na área de comunicação, estudando em universidades do exterior. Hoje ela se conecta com pessoas do mundo todo, usa o inglês diariamente e foi responsável por criar a metodologia de inglês para jovens atendidos pela organização social Gerando Falcões. Ariane fundou a Soul Bilíngue com o intuito de ajudar jovens de periferias e de escolas públicas a entender melhor sobre intercâmbios, criar novas perspectivas e descobrir um mundo cheio possibilidades.
Quer conhecer mais? Acesse Soul Bilíngue