Já que estou começando meus posts sobre minhas dicas de viagens, resolvi comecar pelo começo e dividir com todos umas coisinhas que fui aprendendo com o tempo e com os sufocos vividos em viagens rsrrsrsr.
– Documentos
Verifique sempre com antecedencia os documentos ( vistos, vacinas …) que são necessários no local que você vai visitar . Parece óbvio, mas as vezes não é .
Por exemplo:
Na chegada a Buenos Aires passei um sufoco pois eu estava com uma pessoa que carregava apenas a identidade profissional . Não são todos os documentos de identidades que são aceitos em Buenos Aires .
Estou programando agora uma ida para a Turquia e descobri que o passaporte precisa estar válido por no minimo 6 meses a partir da data de chegada no pais. Ou seja, fui verificar meu passaporte e descobri que preciso de um novo antes de viajar.
Uma amiga foi para a Africa na Copa e descobriu em cima da hora que precisava de vacina de febre amarela tomada no minimo 10 dias antes do embarque. Ou seja, correu o risco de ser barrada na imigração.
– Passaporte
Essa é sua vida fora do Brasil. Descobri isso após perder o passaporte em Nova York .
Minha dica é: mantenha o passaporte sempre com você . Eu uso aqueles cintos pochetes que ficam dentro da calça. Deixam a gente com barriga mas tudo bem , o que vale é ter o passaporte sempre em segurança. Algumas pessoas preferem o cofre do hotel.
Outra dica é sempre ter um cópia do passaporte, deixe uma na mala e outra com alguem no Brasil. Você nunca sabe quando pode precisar.
Se nada funcionar e você perder o documento do mesmo jeito, vá ao Consulado do Brasil.Foi assim que resolvi pelo problema em Nova York.
– Cartão de crédito
Ligue pro cartão e avise que você vai viajar. Como durante as viagens o nosso padrão de consumo tende a mudar ( a aumentar na maioria das vezes rsrrs ) isso evita que seu cartão seja bloqueado e você pague mico em alguma loja.
Outra dica é verificar os beneficios que seu cartão oferece ( sala vips, seguros …) . Lembre geralmente o seguro só é valido para o titular do cartão se a passagem for comprada no cartão .
– Malas
De rodinhas !
Vale aquele dica de pendurar um fita , uma etiqueta , qualquer coisa que faça você não confundir sua mala com as irmãs de mesma cor.
Lembre de pesar sua mala antes para não ter supresas com excesso.
Outra coisa, em alguns paises não é permitido compensar o peso de uma mala com a outra. Ou seja , se seu limite são duas malaas de 20 KG, não adianta levar uma com 30Kg e outra com 10 Kg. Já vi muita gente nos USA tendo que abrir mala no momento do check in.
– Milhas , Milhas e sempre Milhas
Tenha um programa de milhas e sempre que possivel concentre suas viagens.
Se você não viaja com frequencia a trabalho, para juntar suas milhas para as férias, lembre que ter um cartão de credito com milhas ajuda bastante. Eu tenho cartão do Itau e lá eles tem o programa Sempre Presente onde você acumula milhas e escolhe em qual compania aerea vai usar. Eu compro tudo com cartão ( supermercado, gasolina..) assim concentro meus gastos no cartão , tenho mais controle e ganho mais milhas.
– Seguro de Viagem
Seguro morreu de velho! é sempre bom ter.
– Passagens e Reservas de Hotel
Deixe sempre uma copia dessas informações com alguém quando você for viajar. Nunca se sabe quando algo vai acontecer e vão precisar te encontrar.
Pacote? compras pela internet? ter um agente de viagens?
Dificil dizer pois isso depende do espirito de cada um .
Eu particularmente prefiro viajar DESEMPACOTADO, como diria Ricardo Freire do Viaje na Viagem.
Mas gosto de usar minha agente para comprar as passagens ( ela parcela no cartão rsrsr ).
Para procurar os hoteis gosto muito do www.booking.com .
Na viagem que estou programando fiz o seguinte: pesquisei os preços de hotel na internet e depois comparei com os da minha agente. Em alguns casos valeu a pena comprar com ela pois as tarifas eram menores e dava para parcelar no cartão rsrrs.
Para começar são essas minhas dicas.
No mais pesquise: nos blogs de quem já viajou, nos sites que falam sobre os locais e BOA VIAGEM!!!
Oi
Sobre os documentos validos no Mercosul:
Os unicos documentos v’alidos s~ao PASSAPORTE e CARTEIRA DE IDENTIDADE. Nenhum outro dcumento ‘e aceito. Nem carteira profissional nem carteira de motorista.
Em uma ocasiao perguntei na aduana o motivo e o fiscal me disse que foi cada um dos paises quem estabeleceu quais eram os seus documentos validos e o Brasil so apresentou estes.
Entao nao adianta nada reclamar com o carinha da imigracao, a chatisse nao e dele, foi o Brasil que estabeleceu isto.
t’e +
Barbara, é isso mesmo , não adianta reclamar mesmo. Precisa ficar esperto de verificar antes de ir quais os documentos necessários. Acredita que outro dia uma amiga minha foi viajar com a filha pequena e quando chegou no embarque descobriu que o passaporte dela estava vencido rsrsrs o passaporte de criança tem uma validade menor e ele não sabia. Ou seja, parece bobeira ma é sempre preciso checar a documentação antes para evitar os sustos . Abs