Planeje-se, Documentos

Perdi meu passaporte. O que fazer?

20 jul 2014 • por Longe e Perto • 0 comentários

Já imaginou perder o passaporte no exterior?

passaporte_novo

Só quem passou pela experiência sabe como é desagradável. Eu já vivi esse sufoco em Nova York muitos anos atrás. Por isso gosto sempre de alertar os viajantes sobre os cuidados com o documento.

É bom ter em mente o procedimento em caso de perda ou roubo.

Primeiro Passo: Registrar o fato com polícia local. Isso evita futuros enganos, caso outras pessoas utilizem seus documentos com má fé. Guarde com você o boletim de ocorrência.

Segundo passo: Ir até a embaixada ou consulado brasileiro e obter as orientações sobre a solicitação do novo passaporte e também de novo visto, caso seja o caso.

E o ideal é ser rápido, especialmente se a pessoa estiver com passagens aéreas compradas. Dependendo de como forem os prazos para aprovação dos novos documentos, o viajante poderá perder voos e reservas de estadia.

A emergência pode ser resolvida com um pouco mais de facilidade se o estrangeiro tiver um seguro-viagem, já que, dependendo do tipo de contrato, alguns podem garantir assistência em português, pelo telefone; e outros incluem ajuda financeira para cobrir estes gastos extras.

Conversamos com o Alexandre Pedrosa, da Infovistos, que nos ajudou com várias dicas.

Longe e Perto: Quais as procedimentos de segurança para amenizar os riscos de roubo ou perda dos documentos?

AP: Para amenizar as chateações, sempre oriento meus clientes a digitalizar todas as páginas do passaporte e dos vistos, e andar com cópias autenticadas dos documentos. Também recomendo que enviem os arquivos para seu próprio e-mail, e deixem cópias em outros dispositivos de fácil acesso. Em uma emergência, será mais fácil para comprovar que não são imigrantes ilegais.

O mais seguro, mesmo, é ter cópias do passaporte, vistos e passagens bem guardadas, e nunca se descuidar dos documentos originais. Utilizar o cofre de hotel é recomendável, sempre que possível.

Com relação aos passaportes das crianças, as recomendações são as mesmas. Os documentos devem ser guardados pelos pais, sempre com os mesmos cuidados.

O uso das bolsinhas na cintura também é sempre recomendado.

Longe e Perto: Em caso de perda, indo ao consulado você recebe uma segunda via definitiva ou algum procedimento precisa ser feito no Brasil ao retornar?

AP: Normalmente o passaporte emitido fora do Brasil tem validade limitada. Isso não é regra, mas é provável que o passaporte tenha que ser renovado posteriormente, por ter validade mais curta que o normal.

Longe e Perto: Atualmente o procedimento é uniforme ou varia de consulado para consulado?

AP: O procedimento é uniforme: procurar o consulado para regularizar a perda do passaporte e solicitar a emissão de um novo, e requisitar a imigração local para solucionar a questão do visto. Os prazos para solicitação de documentos é que pode variar, de acordo com o país em que estiver (Ex. Boletim de Ocorrência, documentos pessoais, cópia de documentos, etc).

Longe e Perto: Na época que perdi meu passaporte fui informada que o passaporte de brasileiros é mais visado para roubos no exterior.Devido a nossa variedade de raças, qualquer pessoa poderia passar por brasileiro aumentando assim o valor do documento no cambio negro. Essa informação ainda é valida?

AP: Não mais. Isso acontecia quando o passaporte era verde e tinha menos itens de segurança. Agora o documento tem inúmeros itens de segurança a mais, que inibem o uso indevido.

Sobre nosso entrevistado

Alexandre Luis Pedrosa é diretor da Infovistos, consolidada no mercado como uma das cinco melhores empresas de assessoria para requerimento de vistos consulares para turismo, estudos, negócios, trânsito e outros;

www.infovistos.com.br

Comente Aqui

Feliz Dia do Amigo!!!!
Roteiros para amantes de bike: ótimos destinos para pedalar