Experiências

Zen: dez lugares para relaxar em São Paulo

16 set 2011 • por Carla Caldas • 0 comentários

Quem me conhece sabe que eu acredito que uma aula de yoga, massagem e essas coisinhas mais zen ajudam a esquecer a loucura do dia a dia.

Como ando meio relapsa com os horários e não estou indo as aulas, achei que essa matéria da Veja SP tinha tudo a ver com o momento. Preciso ficar mais ZEN.

Não conheço todos os lugares, mas quem sabe me animo. O Templo Zu Lai está super na minha lista, indicado por um amigo querido.

Nessa selação incluo o Parque do Ibirapuera pois pra mim é sempre um refúgio.

Abaixo matéria da Veja SP

O estresse do dia a dia paulistano ganha um antídoto de peso nesta semana, com a chegada a São Paulo do 14º Dalai Lama nesta quinta (15). A visita de Tenzin Gyatso serve de inspiração para um roteiro zen na cidade, com dez lugares para relaxar.

Confira abaixo nosso guia do silêncio e da paz:

Basílica Nossa Senhora da Assunção (Mosteiro São Bento)
Se você prefere o silêncio de uma igreja, este é o lugar ideal. Ao cruzar as grossas portas do Mosteiro São Bento, o visitante se esquece de que está em pleno centro de São Paulo. Em contraste com o caos e o barulho de fora, dentro do prédio reina o silêncio e a paz absoluta. Lugar perfeito para relaxar, meditar ou fazer uma oração, enquanto contempla belos vitrais e exemplares de arte sacra.

Centro de Estudos Budistas Bodisatva São Paulo
A casa, localizada atrás do Shopping Pátio Paulista, na Rua Maestro Cardim, tem programação para quem quer conhecer ou mesmo se aprofundar nos estudos do budismo. Técnicas de meditação, recitação de mantras e até sessões de cinema são organizadas pelo mestre Lama Padma Samten.

Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi
Fundada há 14 anos, a casa  oferece cursos de meditação e retiros especializados para quem leva uma rotina agitada, com o objetivo de formar “meditadores urbanos”. Há também programação voltada para crianças.

Jardim Botânico
É um pacífico recanto em meio à Serra do Mar, próximo da barulhenta rodovia dos Imigrantes. Conta com lugares relaxantes como belíssimo Jardim de Lineu, inspirado no Jardim de Zupalla; o Jardim das Ninfeias; e o Bosque dos Passuarés. Adultos podem descansar e relaxar enquanto as crianças se divertem no Castelinho.

Ouvillas, no Parque Villa-Lobos
Espaço do Parque Villa-Lobos dedicado ao relaxamento dos seus visitantes, que podem se sentar e deitar em taludes, bancos e espreguiçadeiras e descansar ao som do compositor Heitor Villa-Lobos, que dá nome ao parque.

Roberto Setton

Praça do Por do Sol: para admirar a paisagem

Praça do Por do Sol: para admirar a paisagem

Praça do Por do Sol
Para quem teve um dia agitado, nada melhor que parar o carro na Rua Desembargador Ferreira França e se sentar na grama da praça Coronel Custódio Fernandes, mais conhecida como Praça do Por do Sol. É um dos melhores lugares de São Paulo para ser ver o crepúscul, admirar a paisagem e se esquecer um pouco da rotina.

Solo Sagrado do Guarapiranga
Após a Segunda Guerra Mundial, o mestre japonês Mokiti Okada iniciou a construção do que chamou de protótipos de paraísos terrestres, os Solos Sagrados. No Brasil, esse lugar fica às margens da represa do Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo. É um dos lugares na cidade mais procurados para quem quer meditar. Ecumênico, o lugar também oferece cerimônias cristãs para quem não segue a religião oriental, sendo visitado por vários grupos religiosos.

Spa Cidade Jardim
Se a ideia de relaxamento corresponde a uma boa massagem, ou a um bom banho de ofurô, essa pode ser a melhor opção. Localizado dentro do Shopping Cidade Jardim, o spa oferece dois tratamentos voltados para quem quer repor as energias ou mesmo combater o estresse. Um deles, inclusive, conta com profissionais que desenham um programa exclusivo, de acordo com o perfil do cliente.

Templo Budista Zu Lai
Um grandioso templo localizado em Cotia, na Grande SP, é parada perfeita para quem busca um contato profundo com o budismo, ou simplesmente um lugar para relaxar, já que o Zu Lai propaga o Mahayana, cuja tradição enfatiza o uso prático e cotidiano dos ensinamentos religiosos. O templo oferece diversos cursos, como meditação, mandarim e artes marciais.

Jair Magri

Templo Busshinji: para quem busca a tradição do zen-budismo

Templo Busshinji: para quem busca a tradição do zen-budismo

Templo Busshinji
Quem não quer se deslocar muito para descansar a mente tem como boa opção o Templo Busshinji, matriz da Escola Sotozen na América do Sul. No burburinho da Rua São Joaquim, na Liberdade, esse templo é dedicado a pessoas que buscam a tradição do zen-budismo. Ideal para quem quer se iniciar no zazen, técnica de meditação em que se procura não pensar em nada.

Comente Aqui

Passeio na Ciclofaixa em SP
Aluguel de Vespa em Madri