Experiências, Lugares Históricos

Turquia e a Mágica Istambul

03 ago 2015 • por Teresa Perez Tours0 comentários

O  Longe e Perto  tem um carinho especial por Istambul na Turquia. Foi essa viagem que inspirou a criação do nosso blog e hoje, os post sobre o destino estão sempre entre os mais acessados por aqui.

Pensando nisso, criamos uma série de posts com a nossa parceira Teresa Perez. Espero que curtam.

 Turquia

Poucos países são tão impregnados de história e tantas culturas milenares. Testemunha de acontecimentos que marcaram civilizações, a Turquia guarda genuínos tesouros da humanidade, adornados pelo alegre e animado movimento de suas principais cidades.

Fascinante pedaço de terra incrustado entre a Europa e a Ásia, banhada pelo Mediterrâneo, Mar de Marmara e Mar Egeu, a Turquia oferece um panorama inesperado e sedutor, com surpreendentes e variadas paisagens, monumentos majestosos, excelente gastronomia, além do rico artesanato que justifica um passeio pelos mercados.

A região conhecida como Ásia Menor é a síntese do Oriente com o Ocidente, oferecendo aos visitantes a oportunidade única para aprender e apreciar a cultura deste povo tão caloroso e autêntico.

Istambul

Efervescente e bela, Istambul é a única cidade no mundo que está dividida em dois continentes, o europeu e o asiático. A cidade ocupa os dois lados do Estreito de Bósforo que divide o Mar Negro e o Mar de Marmara.

Istanbul New Mosque and Ships

Istanbul New Mosque and Ships

Abrigando os tesouros dos impérios Romano, Bizantino e Otomano, Istambul ostenta riquezas históricas incomparáveis, refletidas nos magníficos monumentos que a enfeitam, representando um imenso relicário.

Emblemática, a cidade era chamada de Constantinopla até 1453, quando o Império Otomano decretou o fim do Império Bizantino. Durante o Império Otomano, ambos os nomes, Constantinopla e Istambul, foram usados. Istambul só se tornou oficial em 1923, quando a República da Turquia foi fundada. Por muitos séculos foi um riquíssimo entreposto comercial entre a Europa e a Ásia, bem como ponto de chegada da Rota da Seda.

Embora não seja mais a capital da Turquia, Istambul é a maior e mais importante cidade do país. São diversas atrações que merecem destaque e impressionam por seu patrimônio histórico, religioso e cultural.

 Passeios

Ayasofya (Santa Sophia)

A Igreja da Divina Sabedoria é a construção mais impressionante de Istambul. Erguida no século 6 pelo Imperador Justiniano, foi considerada até o ano de 1453 a maior igreja cristã. Com a queda de Constantinopla frente ao Império Otomano, foi convertida em mesquita e ganhou mais adornos em sua decoração, como fontes, túmulos e minaretes.

Além de sua construção, mosaicos bizantinos espalhados pelo interior da igreja, especialmente em sua cúpula, são impressionantes. Outro ponto alto é a Fonte da Ablução, que servia para rituais de lavagens.

Hagia Sophia

Hagia Sophia

Sultan Ahmet Camii (Mesquita Azul)

A mesquita é chamada de Azul devido aos azulejos Iznik em seu interior. Visitantes são bem-vindos na maior parte do dia, porém, como é uma mesquita ativa para orações, fica fechada durante meia hora para as cinco orações diárias. Às sextas-feiras pode ficar mais tempo fechada por ser um dia sagrado para os muçulmanos. O grande atrativo é observar as cúpulas por dentro e por fora, pintadas com seus desenhos de arabescos floreados e os 6 minaretes, que tornam o seu edifício um dos mais famosos do mundo.

blue mosque

blue mosque

Topkapi Sarayi (Palácio Topkapi)

Monumental conjunto arquitetônico que serviu de residência dos sultões por quase 400 anos. Seus diversos pavilhões e pátios formavam o coração do Império Otomano.

Em 1924 o palácio foi transformado em museu aberto ao público e deste então é uma das atrações mais visitadas da cidade. Sugerimos chegar cedo e visitar primeiro o Harém, um labirinto de luxuosos salões onde viviam as mulheres e concubinas dos sultões. Outro ponto imperdível é o andar dos tesouros que conta com incríveis trabalhos em ouro e pedras preciosas, verdadeiras relíquias deixadas pelos sultões.

Topkapi palace in Istanbul, Turkey

Topkapi palace in Istanbul, Turkey

Kapali Çarsisi (Grand Bazaar)

É o maior mercado da Turquia, repleto de artesanatos como os tapetes turcos, cerâmica, trabalhos em mosaico, trabalhos em cobre, itens em couro, algodão, alabastros entre outras antiguidades. São mais de 4 mil tendas onde se deve barganhar pelo menor preço.

Grand Bazaar Istambul

Grand Bazaar Istambul

Passeio de barco pelo Canal de Bósforo

Imperdível é o cruzeiro pelo canal do Bósforo, ideal para apreciar toda a beleza de suas margens, a riqueza dos palácios e a arquitetura que enaltece a cidade de Istambul.

Bosphorus bridge

Bosphorus bridge

Clique aqui e veja outras dicas sobre Istambul no Longe e Perto

Sobre Teresa Perez Tours

Com mais de 20 anos de história, a Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados. Sua atuação pioneira inclui um trabalho consistente de consultoria em viagens em destinos nas Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Com um time de consultores apaixonados por viagens, a agência identifica os interesses, desejos e necessidades de cada cliente, com análise de roteiros, destinos, culturas e logísticas. Então, desenha o roteiro perfeito que atenda cada tipo de interesses.

Comente Aqui
Longe e Perto na Revista LG Acontece
Três dias de Verão em Zurique, Suíça.