E a TV Longe e Perto traz hoje dois lugares, em Paris, pelos quais sou apaixonada: Museu dOrsay ( Musée d`Orsay) e a Fundação Louis Vuitton.
Aperta o PLAY!
O primeiro é um amor antigo e que só evoluiu com o tempo.
Museu d`Orsay
“O Museu d`Orsay é um museu nacional situado na margem esquerda do rio Sena, frente ao Museu do Louvre e ao Jardim das Tulherias. Instalado na estação ferroviária construída para a Exposição Universal de 1900, pelo arquiteto Victor Laloux, o museu é dedicado à arte ocidental de 1848 a 1914. As obras-primas da pintura estão expostas ao lado de esculturas célebres, objetos decorativos ou ainda fotografias e desenhos de arquitetura, testemunhos da incrível vitalidade da criação artística de uma época que viu nascer o realismo, o impressionismo, o simbolismo, mas também a Secessão e o pictorialismo.
Daumier, Millet, Courbet, Carpeaux, Manet, Monet, Renoir, Degas, Cézanne, Rodin, Gauguin, Van Gogh, Gallé, Guimard, Lalique, Redon, Moreau, Vuillard, Bonnard, Bourdelle, Maillol… Os maiores artistas da segunda metade do século XX e do início do século XIX estão aqui representados.” – Site do Museu
O espaço não é grande, como o Louvre, portanto pode ser facilmente explorado em um dia. Não deixe visitar último andar onde você vai encontrar: o terraço com uma área externa e visão do Rio Sena, o Café dos Irmãos Campana e sua decoração de sinos gigantes e a Ala dos Impressionistas (a minha preferida!).
Informações práticas
Horário
Terça-feira, quarta-feira, sexta-feira, sábado e domingo 9h30 – 18h (encerramento das salas a partir das 17h15).
Quinta-feira 9h30 – 21h45 (encerramento das salas a partir das 21h)
Fechado as segunda-feiras e nos dias 1 de Maio e 25 de Dezembro
Acesso 1, rue de la Légion d’Honneur 75007 Paris Entrada pelo átrio
www.musee-orsay.fr
Tarifário
Bilhete normal 12 €
Bilhete reduzido 9 € entre os 18-25 anos para quem não seja cidadão nem residente permanente da União Europeia para todas pessoas, a partir das 16h30 (exceto quinta-feira) para todas as pessoas, à quinta-feira a partir das 18h
Gratuito para os menores de 18 anos entre os 18-25 anos e para todas as pessoas, no primeiro domingo de cada mês.
Fundação Louis Vuitton
O segundo, a Fundação Louis Vuitton, é uma descoberta recente, mas não menos apaixonante.
Você vai se decepcionar se esperar encontrar um acervo de bolsas e roupas da marca.
Aqui o que reina absoluto é o arrojado do prédio projetado por Frank Gehry, um dos arquitetos mais conhecidos do mundo, autor também do Guggenheim de Bilbao, perfeitamente integrado com a bela natureza Jardin d’Acclimatation de Paris.
Fundação Louis Vuitton
8, Avenue du Mahatma Gandhi
Bois de Boulogne – 75116 – Paris
Preços, horários (varia ao longo do ano, melhor confirmar direto no site):
http://www.fondationlouisvuitton.fr/en/Informations-pratiques.html
Como chegar:
Fondation Sthullr ( 1 Euro ) – A Fundação fica um pouco afastada da área mais central para os turistas, portanto uma boa oção pode ser pegar o pequeno ônibus elétrico da Fondation no Arco do Triunfo, Place Charles de Gaulle esquina com Avenue Friedland( perto da saída do Metro). Os ônibus partem a cada quinze minutos.·.
De Velib (a bicicleta parisiense) – Essa foi nossa opção e sugestão !!
Existe uma estação bem na porta. É possível ir de bike direto ou pegar a bike em uma estação de metro próxima e pedalar até lá como nós fizemos.
Para outras opções de locomoção verifique o site.
http://www.fondationlouisvuitton.fr/en/Informations-pratiques.html