Bem Estar & Esportes, Experiências

Aprender a Velejar! Uma experiência incrível e única!

26 abr 2012 • por farah diba • 3 comentários

“Princípio de Bernoulli. Arribar. Orçar. Manobra de Bordo ou Jibe. Lais de guia. Volta do Fiel… Alguém sabe o que é isso tudo? Eu também não tinha a menor ideia, até o final de semana passado. Estava levando a vida “tranquila” de São Paulo quando minha amiga Aninha me convidou a participar de um curso de Introdução à Vela Oceânica no Veleiro Fram do Capitão Felipe Marinho em Ilhabela.

Topei sem saber bem o que me esperava. Chegando lá éramos sete: Dr. Fabio, Fabio, Tomaz, Luciana, Héber, Leandro, e Euzinha! Além do Capitão Felipe Marinho e do imediato (segundo “in charge”) Waltinho!

Foram dois dias de mar onde aprendemos sobre manobras, o tal Princípio de Bernoulli, os ângulos de incidência do vento, conceitos de arribar e orçar, o veleiro e suas partes, introdução à regulagem de velas, os nós de marinheiro, etc. Fizemos novos amigos e tivemos a oportunidade de praticar, juntos, como tripulação, a condução de um belíssimo veleiro de 42 pés (mais ou menos 13 metros de comprimento), realizando manobras, ora tranquilas e “técnicas”, ora em correrias animadas, deslizando velozmente pelo belo mar de Ilhabela da Princesa.

Quase todos os novos marinheiros se empolgaram. “Para mim, foi como realizar um sonho de criança. Tanto é que estou voltando neste final de semana para participar com o Capitão Felipe na Ubatuba Sailing Festival!”, comenta o Leandro Lemos, como eu, participante do curso.

“Fico feliz por ter ‘voltado’ ao mar pelas mãos do capitão Felipe e sua equipe (Ana e Waltinho); a sintonia deles nos transmite a calma necessária para perceber o quão abrangente pode ser uma ‘simples’ velejada. Tivemos a sorte de cair nas mãos de um capitão sereno (coisa rara, posso te dizer!) com sensibilidade suficiente para nos fazer perceber quão interligados estamos com o que nos cerca: vento, correnteza, mar, sol, chuva… e que sabendo administra-los, podemos todos nos beneficiar com isso. A interação com a equipe num barco também é outra escola; e nessa também fomos felizes desta vez! Obrigada pela sua participação nisso!”, comenta  Luciana Vidal, também participante do curso e parte da tripulação.


E COM A PALAVRA, nosso Capitão, Felipe Marinho: “Neste final de semana (21/22 de abril) tivemos uma das tripulações mais valentes: tiramos leite de pedra para buscar vento no meio das nuvens (e por vezes chuva) nas águas da nossa maravilhosa Ilhabela! Não é essa condição mais frequente do local. O que se vê por aqui é fartura de vento, quase todo dia mesmo!

Acho que nossa turma notou que buscamos mais do que um simples aprendizado de vela! A bordo do Fram a idéia é respeitar os desejos do tempo e do mar, integrar-se a eles, usar suas forças para seguir adiante. Essa atmosfera revelada a bordo nos transporta aos tempos dos grandes descobrimentos. Navegamos, descobrimos, nos sentimos Colombo, Magalhães, Amundsen.

Velejar é também uma descoberta de si próprio e do próximo, através da intensa experiência de singrar águas cristalinas e admirar as exuberantes paisagens e a vida marinha. “A amizade de um dia a bordo é mais forte do que a de meses desembarcados”. Muito obrigado a toda a tripulação pela valentia e pelo companheirismo. Espero vocês na Próxima!

Bons ventos, sempre! Felipe”.

Acredito que agora todos entendem que Ilha Bela e Veleiro Fram é a perfeita combinação para um final de semana de aprendizado, ao “som” do vento e do veleiro a deslizar no mar. Para mim, uma experiência única!

Fica a dica da Farah Diba!

 

Contribuíram na construção desse texto: Leandro Lemos, Luciana Vidal, Capitão Felipe Marinho e Héber Silveira. Tks a million my friends!
Para maiores informações: http://www.veleirofram.com.br/home.php

Comente Aqui
3 comentários
  1. Fabio Dinamarco   •   27/04/12   •   15h32

    É isso aí, Farah! Foi bem legal mesmo. Agora é praticar.
    Um abração.

  2. felipe   •   27/04/12   •   17h42

    Valeu Farah! Que moral que nois tamu!!!! Que propagandão!!!
    Beijos,
    Felipe

  3. Farah Diba   •   28/04/12   •   17h10

    Capitao Felipe, um prazer. Carlinha, esse blog vai continuar bombando com nossas materias e aventuras. Bjoca a todos

Dica de hotel em Nova York, The Maritime Hotel no Chelsea
New York Compras no Woodbury Outlet