Experiências

Domine São Paulo por Lilian Ferrari

12 jan 2013 • por Longe e Perto • 0 comentários

Super legal o post Domine São Paulo escrito pela Lilian Ferrari, site Peticos da Julia Petit.

Um lista de 14 lugares que ela considera imperdíveis para nativos e forasteiros.

Cheguei a conclusão que ainda tenho muito para conhecer em Sampa.

Selecionei e comentei alguns trechos . Para ver a lista completa clique aqui Domine São Paulo.

Não é raro encontrar paulistanos que não conhecem a cidade de São Paulo. Como assim? Paulistanos que não conhecem a cidade onde nasceram e vivem, existem? Aposto que você deve estar se perguntando isso. Ok, a cidade é imensa, mas tem pontos importantes, bem bonitos e que muitos desconhecem. Fato é que muita gente não tem o hábito de sair da sua região, ou mesmo frequentar o Centro, ou os museus paulistanos menos famosinhos, praças e muitos lugares fora do eixo casa-trabalho.

Pátio do Colégio: A cidade começou aqui, não pode não conhecer esse lugar. Do lado de dentro ainda resistem preservadas as primeiras paredes erguidas em São Paulo e o museu tem uma maquete que mostra o crescimento da vila até se tornar metrópole.

Praça da Sé: A catedral construída no estilo neo-gótico marca o ponto mais “nervoso” do Centro, ao redor dela você encontra pregadores evangélicos, mágicos de rua, vendedores de ervas, pedintes, trabalhadores procurando emprego, gente apressada e   gente sentada na grande escadaria passando o tempo. Tem que entrar e ver a cúpula! Há uns poucos passos dali fica o Marco Zero da cidade da onde tudo parte.

Carla – tenho um pouco de pena, pois é um local lindo mas super mal cuidado.

Pinacoteca: Linda por dentro e por fora, fica em frente à estação da Luz e do Museu da Língua Portuguesa, ao lado do parque centenário e um jardim de esculturas. Possui um acervo de obras brasileiras bem importantes e também destaco a exposição do processo esquemático que Rodin usava para esculpir. Aos sábados a entrada é franca.

Carla – AMO!! e sempre recomendo para quem vem visitar SP. Em frente fica o Museu da Lingua Portuguesa que também vale a visita.

Jardim Botânico: Não é só o Rio que tem Jardim Botânico não. As estufas daqui são lindas, assim como o orquidário e o bosque que circunda o lugar. Dá pra fazer pique-nique e é cheio de verde por todos os lados.

Carla – ainda estou na versão carioca risos.. preciso conhecer.

Praça do Pôr-do-Sol:  Fica no Alto de Pinheiros e tem o pôr-do-sol mais lindo da cidade, pra ir muitas vezes no cair da tarde. Não custa nada!

Carla – adoro! já fiz até post por lá.

Torre do Edifício do Banespa: Vista 360º da cidade, dá medo de ver tanto prédio, tanto concreto, mas a gente tem que encarar a realidade, ver a cidade vasta e a silhueta da Serra do Mar e da Cantareira nas bordas. A subida até o topo pelos elevadores já é um evento digno de nota.

Carla – hummm mais um que não conheço ! Mas conheço o terraço do Edificio Italia, no centro também e com uma vista maravilhosa.

Cidade Universitária: Um lugar gostoso para fazer caminhada, passeio de bicicleta, visitar o MAC, CinUSP, sendo mais agradável ir nos fins de semana e curtir as alamedas. Para quem ainda não estuda lá, vale ir para sonhar com aquele ambiente universitário. Eu fiz isso antes de prestar vestibular, costumava até a USP andar e me imaginava estudando lá. Sei lá se foi isso, deu certo! Passei 4 anos naquela cidadezinha.

Carla – ponto obrigatório para quem pratica corrida. Passei vários sábados admirando a disposição dos atletas as 8 da matina, enquanto eu rumava para minha aula.

Planetário: Fica no Parque do Ibirapuera e pouca gente dá bola pra ele. Um As projeções são divinas. A coisa chata é que os caras fazem manutenção nos equipamentos bem agora e está fechado de 17/12 a 12/01. Mas deixe anotado para ir depois dessa data.

Carla – verdade reparei outro dia que estava fechado … mas lembre-se: visitar o Parque Ibirapuera é passeio obrigatório!

Represa Guarapiranga: Clima de litoral, tem barzinhos e barracas de água de coco ao redor. Fica no extremo sul da cidade e em Interlagos tem seu trecho mais bonito. Em determinados ângulos parece que a gente está na praia, dá pra ver gente tendo aulas de windsurf, e alguns barquinhos pra lá e pra cá.

Carla – delicia velejar aqui ! Dá para alugar, fazer aula .. passeio divertido para um dia de sol na nossa cidade sem praia.

 

Comente Aqui

DPNY – O lado Hippie Chic da Ilha Bela
Palacio Astoreca, hotel butique com história em Valparaiso, Chile