Voluntariado e Turismo em Aruba
Onde ficar, Praia

Voluntariado e Turismo em Aruba

28 abr 2016 • por Longe e Perto • 0 comentários

Você conhece o Volunturismo?

Viajar aliando uma experiência de voluntariado no destino.

Santuario de Burros 1_Credito_ATA

Que tal? Vivências novas e enriquecedoras que conectam o viajante ainda mais a comunidade local.

Olha essa dica que vem diretamente do Caribe: conhecer  Aruba com outros olhos.

A ilha, famosa por suas águas claras e areia branca, recebe volunturistas de braços abertos.

Veja algumas informações legais:

  • Brasileiros não precisam de visto nem documentos especiais para fazer volunturismo em Aruba;
  • Não é necessário tomar nenhuma vacina especializada para visitar Aruba (seja em lazer ou para fazer voluntariado);
  • Não existe um período mínimo ou máximo para fazer voluntariado em Aruba, o tempo vai depender da disponibilidade da pessoa e o período de permanência na ilha (como turista, esse tempo em princípio é no máximo de 90 dias);
  • Os voluntários não pagam para voluntariar

Se você ama o mar, vida marinha e praias, conheça alguns projetos:

Projeto Aruba Reef Care

A maior iniciativa voluntária da ilha é o projeto Aruba Reef Care, evento anual que acontece em setembro. Iniciado em 1994, conta hoje com cerca de 1000 participantes, tanto turistas como locais, que vasculham as praias e pontos de mergulho recolhendo resíduos em um esforço de limpeza para preservar as águas cristalinas e as areias brancas. Este ano, o evento será no dia 25 de setembro. Interessados podem entrar em contato através do e-mail castroperz@gmail.com.

Tartaruga marinha nadando no mar de Aruba 2_Credito_ATA

Turtugaruba

A Fundação Turtugaruba foi fundada em 2003 e tem como objetivo proteger quatro espécies de tartarugas marinhas que nidificam nas margens de Aruba. Estes animais sempre retornam às praias de origem para colocar os ovos, e os voluntários da fundação patrulham essas áreas para protegê-los, sobretudo nas praias de Eagle Beach e Boca Grandi e também no Parque Nacional de Arikok.

Para obter informações sobre como ajudar a organização: info@turtgaruba.org.

Dia Nacional de Limpeza da Costa

O Dia Nacional de Limpeza da Costa é um evento anual, cuja 14a edição será realizada no dia 5 de novembro. Por duas horas e meia (8h às 10h30), toda a costa de Aruba se enche de moradores e visitantes que trabalham em conjunto para fazer uma grande limpeza. Patrocinados pela Associação de Hotéis e Turismo de Aruba (AHATA), os voluntários usam luvas e sacolas para recolher os dejetos.

Contato através do e-mail: vanessa@ahata.com

Dia Nacional de Limpeza da Costa 1

Patrocine Uma Milha

Patrocine Uma Milha é uma iniciativa mensal realizada entre a terceira e a quarta semana de cada mês. Liderado pela Associação de Hotéis e Turismo de Aruba (AHATA), o projeto reúne associados e turistas que adotam uma milha da praia, de uma estrada ou do interior da ilha em busca de detritos. Como há o envolvimento dos resorts e hotéis na iniciativa, os visitantes podem entrar em contato diretamente com o seu hotel para obter informações sobre datas e como participar.

Abrigo de Animais de Aruba

A missão do Abrigo de Animais de Aruba (www.arubaanimalshelter.com) é melhorar a vida de cães e gatos da ilha. Isso é feito através de doações e do trabalho de voluntários, tanto de quem se dedica há vários anos, como jovens que aproveitam as férias para fazer a diferença. As pessoas interessadas em voluntariar: animalshelterwayaca@gmail.com.

Santuário de Burros de Aruba

Escondido em uma região de casas típicas de Aruba, as chamadas cunucu, o Santuário de Burros de Aruba é uma fundação que vive de doações e do trabalho de voluntários que protegem estes dóceis animais. Os burros foram trazidos para Aruba há 500 anos pelos espanhóis, que os utilizavam para carga. Hoje, cerca de 200 burros vivem em Aruba e metade deles residem no santuário. Além de resgatar e cuidar, o santuário serve para educar o público sobre estes animais. É possível saber mais informações sobre como ser voluntário através do site (http://main.arubandonkey.org/portal/index.php/volunteers).

Santuario de Burros 2_Credito_ATA

FAVI

A FAVI oferece uma variedade de serviços para aqueles que querem contribuir para a felicidade e o bem-estar de indivíduos com deficiência visual. Através de programas que incentivam a interação social, a FAVI aborda as necessidades físicas, como os exames e a reabilitação, bem como a estimulação sensorial e atividades de grupo, que vão desde cozinhar e passear, até aulas de ginástica e artesanato.

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone +297 582 5222.

Fotos: Divulgação

Comente Aqui
Serafina abre novo restaurante em São Paulo
Hotel Desejo: Sol Y Luna no Vale Sagrado, Peru