Vinho, Onde comer & beber

Vindima – Lugares para participar da colheita da uva no Brasil

11 jan 2018 • por Longe e Perto • 0 comentários

Vindima é época da colheita de uvas quando vinícolas oferecem aos visitantes a possibilidade de participar do processo de produção do vinho, até a tradicional “pisa”.

E para quem pensa que precisamos ir LONGE do Brasil para vivenciar esse momento, selecionamos algumas opções aqui PERTO, onde a temporada ocorre de janeiro a fevereiro.

Vale dos Vinhedos, no Sul do País

Casa Valduga – Divulgação

A vinícola Casa Valduga abre suas portas para quem tem interesse em conhecer todo o processo de elaboração dos seus rótulos oferecendo programação nos finais de semana de 18 de janeiro a 18 de fevereiro,  incluindo almoços, jantares harmonizados e a esperada colheita e “pisa” das uvas.

Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), possui a maior adega de espumantes da América Latina e foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método tradicional (champenoise) para elaborar espumantes ícones.

Clique aqui para conhecer todas as opções de hospedagem em  Bento Gonçalves.

São Roque, São Paulo

Casa Goes – Divulgacao

Vindima Góes 2018, uma edição que comemora os 80 anos da Vinícola Góes.

A trajetória da Vinícola Góes é contada pelos membros da família e da equipe da Vinícola.  O visitante é levado por um trenzinho até o vinhedo. Durante o trajeto, são apresentadas as curiosidades da região, do plantio e da colheita da uva, reforçando a importância da cultura vitivinícola em São Roque.

Chegando aos vinhedos, os participantes podem colher as uvas diretamente das videiras. Em seguida o processo da elaboração do vinho é apresentado no interior da área de produção. O enólogo Fábio Góes é quem revela os segredos da produção de boas safras.

Ainda no interior da fábrica, se inicia a tradicional Pisa da Uva. Todos são guiados para reviver a história da produção do vinho, de forma nostálgica, pisando as uvas ao som de músicas típicas, despertando recordações, em meio a muita animação.
Para finalizar o passeio,  um brinde de celebração da farta colheita e  um almoço típico português em meio ao ambiente das videiras.

Local: Vinícola Góes – Estrada do Vinho Km 9 – Canguera – São Roque;

Datas: De 20 de janeiro a 04 de fevereiro (sempre aos sábados e domingos e feriado (25) e dia (26);
Horários: 10h, 11h30 e 13h;
Preços: R$ 220,00 – por pessoa – inclui almoço, taça de vinho, chapéu e foto personalizada;

Clique aqui para conhecer todas as opções de hospedagem em São Roque

Comente Aqui
Muito Além do Sushi
Roland Garros – torneio de tênis de Paris – Como chegar, O que usar