Vinho, Onde comer & beber

Um paraíso próximo à Lisboa! Conheça o Parque Natural da Arrábida e a Vila do Azeitão

16 ago 2018 • por Carol & Luise0 comentários

 Parque Natural da Arrábida e a Vila do Azeitão

Por @learningaboutwine

40 minutos de Lisboa… esse é o tempo que se leva para chegar de carro a este paraíso de praias e bons vinhos!

Parque Natural da Arrábida: Entre a serra e o mar é possível encontrar uma das regiões mais bonitas de Portugal, conhecida pelas praias que são um paraíso com areia branca, vários tons de azul no mar. Nosso destaque vão para as praias de Portinho, Galapos e Galapinhos ( Esta última foi considerada a melhor praia de Europa em 2017 pelo portal European Best Destinations). Uau. Parecem mesmo ter saído de um filme.

Praia do Portinho da Arrábida

Se subir um pouco a serra na direção do Convento da Arrábida, é possível encontrar um mirante com os mil tons de azul. (em Portugal chama-se “miradouro”)

Miranta Serra da Arrábida

Depois de curtir uma boa praia, que tal bons vinhos ali bem pertinho na região do Azeitão?

Portal do Azeitão

O local é recheado de vinícolas! Vou contar algumas delas:

Quinta da Bacalhoa:

A Bacalhoa Vinhos de Portugal tem inúmeros projetos de enoturismo pelo país. Aqui no Azeitão é possível encontrar alguns deles. Tem algumas opções de visitas guiadas, todas são bem completas podendo conhecer o Palácio da Bacalhôa (um sonho!), a Adega/ Museu que conta com exposições temporárias e conhecer os vinhos que estagiam com música clássica. Ao final, na degustação é possível conhecer alguns dos vinhos icônicos da casa. A dica desse passeio eu conheci no Guia de Vinícolas de Portugal.

Palácio da Bacalhôa

 

Degustação Quinta da Bacalhôa

 

Guia de Vinícolas em Portugal

 

José Maria da Fonseca

Esse todo mundo conhece! É o produtor do famoso vinho Periquita. A vantagem aqui é conhecer a Casa Museu da marca e descobrir a gama de produtos que a empresa oferece muito além do conhecido rótulo. Ao final do passeio guiado e da degustação inclusa, é possível degustar taças de outros rótulos do produtor.

Moscatel no José Maria da Fonseca

 

Taças de Vinhos no José Maria da Fonseca

Quinta do Alcube

A Quinta do Alcube é uma propriedade familiar e verdadeira jóia escondida recheada de história!  O interessante é que não se encontra com facilidade os produtos dessa quinta por aí. É quase como degustar algo exclusivo.

Tem uma hospedagem rural, caso seu interesse seja ficar na região. E, para quem vem com crianças também é ótimo, pois é possível passear pela quinta e ver alguns dos animais que moram lá!

Curtir essa varanda, com uma tábua de queijos e este vinho quase que exclusivo também é imperdível.

Vista da entrada Quinta do Alcube

 

Vinho Tinto Quinta de Alcube

 

Tábua de frios

Não podemos deixar de comentar que no Azeitão encontramos uma Denominação de Origem Controlada (DOC) portuguesa chamada Moscatel de Setúbal. Neste local é produzido um vinho generoso característico desta região. É possível encontrar duas variedades do vinho Moscatel de Setúbal: o branco e o roxo. Não deixe de experimentar e apreciar o aroma maravilhoso de flor de laranjeira, característico deste vinho.

Moscatel Roxo Quinta da Bacalhoa

Para fechar com chave de ouro, que tal experimentar um doce conventual? No Azeitão o típico é a Torta do Azeitão. Uma delícia! Os doces portugueses vão mesmo muito além do pastel de nata!

Tortinha do Azeitão

Ah, procure agendar sua degustação por e-mail ou telefone com antecedência.

O bom aqui é poder curtir tanto no inverno, como no verão. Aproveitem a região e depois conta pra gente como foi!

Até mês que vem,

Carol e Luise
@learningaboutwine

 

Contatos:

Quinta da bacalhoa: https://www.bacalhoa.pt/enoturismo

José Maria da Fonseca: http://www.jmf.pt/

Quinta de Alcube:  https://www.quintadealcube.pt/

Comente Aqui
Que tal um vinho em Madrid ?
Expoflora – A Holanda é aqui!