Onde comer, Restaurantes

Chef Rodrigo Oliveira do Restaurante Mocotó e o novo menu da KLM

06 jul 2016 • por Carla Caldas • 0 comentários

Quem já provou as delicias do Chef Rodrigo Oliveira provavelmente virou fã. Cozinha sertaneja autêntica, gostinho de infância para quem, como eu,  tem família nordestina e cresceu entre todos os sabores que ele recria com maestria.

A equipe do Longe e Perto já esteve no Restaurante Mocotó e também no Mocotó Café, no Mercado de Pinheiros. Duas dicas imperdíveis para quem mora ou visita a cidade de São Paulo.

Ontem foi dia de um novo olhar para o trabalho do premiado chef: conhecer os menus de bordo da companhia aérea holandesa KLM assinados por Rodrigo.

É viagem para LONGE levando nossos sabores aqui de PERTO. Só pode ser receita de sucesso!!

Equipe Longe e Perto e Chef Rodrigo Oliveira do Oliveira

Chef Rodrigo Oliveira e Equipe Longe e Perto no Evento da KLM

A parceria que existe desde 2014 foi renovada e partir de 1 de agosto, os passageiros que voam para Amsterdã saindo do Brasil vão conhecer os novos menus assinados pelo chef, que prioriza os ingredientes brasileiros.

IMG_20160705_210126

Os menus serão servidos em todos os voos da KLM partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, em todas as classes – Economy (econômica) e World Business Class (executiva).

Chef Rodrigo Oliveira no Evento KLM

“ Estamos felizes pela renovação da parceria e nada melhor do que lançar um menu novo, repleto de sabores locais brasileiros para comemorar. A filosofia do chef corresponde à visão inovadora e sustentável da nossa companhia”, ressalta o diretor comercial para a América do Sul, Wouter Vermeulen.

“O primeiro ano de nossa colaboração com a KLM foi um desses desafios que nos move e nos leva além. A receptividade de nosso trabalho, a cooperação e o aprendizado com o pessoal da KLM e da LSG Sky Chefs, nos inspirou a continuar este voo rumo a novos sabores e saberes que o nosso país tem para mostrar ao mundo. Estou feliz por poder continuar levando um pouco do nosso chão até outros céus.” Ressalta o chef.

Chef Rodrigo Oliveira

Confira  o novo menu:

World Business Class

Salada

Salada de figo e queijo de coalho.

Entrada

Peixe curado, vinagrete de manda e quinoa

Pratos quentes

Gratinado de mandioca com carne seca, abóbora em cubos assadas, brócolis e tomate cereja

Gratinado de Mandioca com Carne Seca - Business Class (3)

Peixe chapeado, arroz de coco e purê de abóbora com castanha de caju

Peixe Branco Chapeado - Business Class

Nhoque de aipim, molho de tomate e queijo curado

Nhoque de Aipim - Business Class

Sobremesa

Verrine de maracujá, mousse de coco e calda de laranja

Pudim de chocolate, calda de laranja, nibis de cacau

Pudim de Chocolate com Laranja Bahia - Business Class

Café da manhã

Omelete com ervas e molho de tomate

Bolo de mandioca, banana cozida e melaço de cana

Economy Class

Salada

Salada de erva doce e queijo parmesão

Pratos quentes

Gratinado de mandioca com frango e queijo

Moqueca de peixe, arroz branco e castanha de caju

Sobremesa

Bolo de mandioca e cocada mole

Café da manhã

Bolo de mandioca, peito de peru e queijo curado

Quer saber mais sobre Rodrigo Oliveira?

Chef dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó na capital paulistana. Rodrigo chama a atenção dos mais variados setores do negócio, no Brasil e no mundo, através de sua cozinha simples, inventiva e comprometida com suas origens, no sertão pernambucano. Um dos 100 brasileiros mais influentes, chef do ano, personalidade gastronômica do ano e detentor de vários prêmios. Foi lembrado pelo apresentador Anthony Bourdain, que sentenciou em seu programa sobre o Mocotó: “This is the hottest restaurant in town!”. Carlo Petrini, criador do movimento Slow Food declarou que “o Mocotó deveria ser eleito patrimônio cultural da humanidade”.

Seu novo restaurante, o Esquina Mocotó, em seu primeiro ano já foi premiado como o melhor restaurante novo da cidade, além de diversos outros prêmios, incluindo o de Melhor Cozinha Brasileira de 2015, pela revista Veja.

Restaurante MOCOTÓ – Um programa imperdivel em São Paulo

O Mocotó é um restaurante de comida sertaneja, fundado em 1973 por José de Almeida e hoje dirigido por seu filho, Rodrigo Oliveira. Está localizado na Zona Norte de São Paulo, e foi eleito recentemente o 16º restaurante da América Latina pela revita britânica Restaurant.

Nem releituras, nem caricaturas. Comida original, verdadeira, autêntica. O legado de seu pai, José de Almeida, que abrira o empório nordestino em meados da decada de 70, pode ser entendido como a receita do sucesso do Mocotó Restaurante e de seu chefe, Rodrigo Oliveira.

Depois de figurar como um dos melhores restaurantes de São Paulo, no começo de agosto apareceu em uma lista da revista norte-americana “Newsweek”, que elencou os 101 melhores lugares para se comer no mundo.

“Fazer cozinha brasileira pra mim é fazer a comida do sertão, que é o meu chão e o de minha família”, diz o chef, evocando a história de José Oliveira de Almeida, nascido em 1938 em Mulungu, vilarejo do sertão pernambucano e seu grande mentor até os dias de hoje.

Hoje, um dos destinos mais procurados por criticos internacionais, chefes e amantes da cozinha, o Mocotó, segundo a 50th Best Restaurans in the World, associação que elenca os melhores restaurantes do mundo, não é apenas um restaurante que serve comida brasileira. “É comida brasileira de verdade, onde os convidados podem ter uma experiência única, cozinha superior e coquetéis especiais numa atmosfera de calor e hospitalidade”

Para os de PERTO, uma ligação entre passado e futuro da comida brasileira, ainda segundo a associação, para estrangeiros de LONGE um lugar para se conhecer sabores intensos, cores e texturas que revelam a melhor, mais original e sincera gastronomia que o país pode oferecer.

Uma experiência que está à disposição de todos, num restaurante que acolhe a todos os paladares, níveis sociais e culturais, de forma inclusiva e democrática, numa cozinha que, como define Rodrigo Oliveira é feita com a alma, os olhos no mundo e os pés sempre firmados no sertão que o inspira e alimenta todos os dias – “seu chão” como afirma. Sorte dos amantes da grande cozinha, pois, neste lugar se leva a efeito a afirmação de Guimarães Rosa, para quem “o sertão é o mundo”.

Premios Recentes

16º melhor restaurante da America Latina, 50th Best, Restaurant, London.

101 World Best Restaurant – Newsweek Magazine

Bib Gourmand – Guia Michelin

Rodrigo Oliveira, Chef do Ano – Veja Comer & Beber 2014

Rodrigo Oliveira, Homem do ano – GQ Magazine

Duas estrelas – Guia Quatro Rodas

Rodrigo Oliveira, Um dos 100 brasileiros mais influentes da década – Epoca/Globo

Melhor Cozinha Brasileira – Prazeres da Mesa

Chef do Ano – Rev. Prazeres da mesa

Melhor Restaurante Bom eBarato – Veja São Paulo

Melhor Cozinha Brasileira – Folha de São Paulo

Melhor Restaurante Bom & Barato – Folha de Snao Paulo

Melhor Cozinha Brasileira – Go’Where Gastronomia

Rodrigo Oliveira, Um dos 100 brasileiros mais influentes do ano – Epoca/Globo 2013

Alguns destaques do Cardápio

  • Dadinhos de Tapioca, premiada criação do Chef Rodrigo Oliveira, deliciosa porção de cubinhos de tapioca com queijo-de-coalho dourado com molho especial de pimenta agridoce.
  • Carne de sol artesanal na brasa, servida com manteiga de garrafa, alho assado, pimenta biquinho e chips de mandioca.
  • Joelho de porco braseado, servido com cuscuz de milho e jerimum assado.
  • Banda de Pirarucu assada com crocante de castanha-do-Pará e torresmo, servida com vinagrete de feijão fradinho e mandioca cozida.
  • Mocofava – perfeita combinação de Mocotó com Favada.
  • Baião-de-dois, o famoso “feijão com arroz” incrementado com queijo-de-coalho, linguiça, bacon e carne-seca.
  • Escondidinho de carne-seca, também na versão vegetariana, com queijo de cabra e um delicioso mix de legumes com azeite e ervas.
  • Alguns doces: pudim de tapioca, mousse de chocolate com cachaça, crème brulée de doce-de-leite e umburana, cartola de engenho, bolo cremoso de chocolate meio-amargo com sorvete artesanal de nata.
  • Cervejas artesanais, coquetéis especiais, sucos naturais de frutas brasileiras

Horários

Segunda a sábado: das 12 às 23 horas

Domingos e feriados: das 12 às 17 horas

Endereço

Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100

Vila Medeiros, São Paulo, SP – Brasil

Tel. (55 11) 2951-3058

Mais (historia, cardápio, cozinha, bar, chef, etc.): www.mocoto.com.br

Não trabalha com reservas

Ficou com água na boca?

A KLM opera 13 frequências semanais partindo de São Paulo e Rio de Janeiro direto para o Aeroporto Schiphol, em Amsterdã.

–           Rio de Janeiro: 6 voos semanais

–           São Paulo: 7 voos semanais

www.klm.com.br

facebook.com/KLMBrasil

 

Comente Aqui
Visita ao Parque Olímpico da Barra – Rio 2016
Novidade para 2017: YOUTUBE SPACE no Rio de Janeiro