Experiências, Jardins e Parques

Parque Lage, um convite para contato com a natureza

19 out 2014 • por Dica do Leitor • 0 comentários

A minha dica de hoje é o Parque Lage, localizado aos pés do morro Corcovado,no Rio de Janeiro, lugar lindo, imponente, inspirador.

parque lage 4

Ligado à memória da cidade, foi um  engenho de açúcar na época do Brasil colonial. Henrique Lage, neto de Antônio Martins Lage, conseguiu reaver a antiga propriedade da família na década de 1920, quando então iniciou a remodelação convidando o arquiteto italiano Mario Vodret.

IMG-20140820-WA0024

No ano de 1936 sua esposa a cantora lírica Gabriela Benzanzoni, funda a Sociedade de Teatro Lírico Brasileiro. Quando organizava festas, figuravam os mais proeminentes representantes da sociedade carioca.

Sua construção em estilo eclético serviu como cenário para o filme Terra em Transe de Glauber Rocha.

Em 14/07/1953 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio histórico cultural  da cidade.

IMG-20140820-WA0012 IMG-20140820-WA0020

Para quem vem ao  Rio de Janeiro, vale conferir não só o conjunto arquitetônico, como também todas as atrações que ficam ao redor dele, dentro do parque, no meio da mata atlântica, com palmeiras imperiais, jardins construídos nos moldes europeus, chafariz.

Tem bastante diversão para todas as idades, incluindo parque infantil, trilhas que levam ao Cristo Redentor, áreas para picnic e descanso.

Parque Lage 2IMG-20140820-WA0008

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage,  desenvolve programas de ensino voltados para a formação de artistas, curadores, pesquisadores e demais interessados em estabelecer ou aprofundar um contato com a arte. E a maior escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro.

No interior do palácio a margem da piscina funciona um restaurante simpático, ideal para tomar um café delicioso, ou almoço servido com produtos orgânicos e também para apreciar os trabalhos dos alunos da Escola de Artes Visuais expostos neste local.

Colagens10

Whatsup4 Whatsup5

Venha conhecer o Parque Lage, um convite para os que desejam um contato mais próximo com a natureza.

Parque Lage

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro Telefone: (21) 3257-1800

Site: www.eavparquelage.org.br

Horário: Diariamente, 7h às 17h.

Conheça nossa leitora

Lenilde Caldas elegeu o Rio de Janeiro como cidade do coração. Aqui no blog contribue com dicas para a sessão Rio de Janeiro – Dicas de Quem Mora.

Comente Aqui
Salvador Dalí no Instituto Tomie Ohtake em SP
Dez cidades cercadas por muros _ Parte 1