Voluntariado/Turismo Social, Experiências

Meu primeiro contato com esse tal de volunturismo.

13 jun 2018 • por Ricardo Lindenbojm PPExperience • 0 comentários

Por Ricardo Gottlieb Lindenbojm – P&P Experience 

Durante uma viagem solitária à África, onde pude desenvolver um trabalho voluntário, me vi fazendo algo de útil para alguém que nunca tinha me visto, mas que demonstrava em seu olhar uma gratidão imensa. Nunca vou esquecer aquele olhar brilhando, sorrindo pra mim.

Ricardo no Projeto Hai Africa Quenia

Sempre fui um cara de bem com a vida, que ama viajar, lidar com as pessoas e fazer o bem.

Fazer algo que importa, que faça você se sentir útil e fazer a diferença na vida de outras pessoas é uma sensação transformadora e acessível a qualquer um.

Entendo que uma viagem de voluntariado é, sem dúvida, uma viagem de transformação.

É uma viagem interior onde você pode entrar em contato consigo mesmo e valorizar aquilo que realmente faz sentido.

É poder escolher um destino ou atividade que vá de encontro com suas crenças. É se encantar com detalhes que tenham um significado pessoal, livre de julgamentos, isento de rótulos.

É fazer o bem, sem olhar a quem. É construir uma relação onde todos ganham.

É viver a vida em sua plenitude. É lembrar-se dos momentos vividos durante a jornada e se pegar sorrindo sozinho.

Mas afinal, o que é volunturismo?

Volunturismo, voluntarismo, viagem com causa, viagem com propósito, viagem responsável. Existem diferentes nomenclaturas para definir uma forma de viajar que busca aliar o turismo dito “convencional” com experiências de trabalho voluntário.

Voluntariado Cidade do Cabo

Por que voluntariar é legal

Viajar por si só já é a melhor maneira de ganhar novas experiências e ter diferentes insights. Viagens de voluntariado lhe permitem experimentar diferentes ambientes e situações. É a sua oportunidade de dar algo de volta ao ganhar experiências inesquecíveis.

Você vai mergulhar em uma nova cultura, enfrentar novos desafios. E vai poder desenvolver os seus conhecimentos ao fazer algo realmente gratificante.

O voluntariado é uma ferramenta poderosa, prática e sustentável para combater a desigualdade e oferecer uma troca de conhecimentos onde os dois lados saem ganhando.

É justamente essa relação ganha X ganha, que faz deste tipo de viagem, uma jornada transformadora!

Acomodações

Por questões de segurança, na P&PE, oferecemos somente acomodações em hotéis, onde você terá a certeza de dormir uma cama confortável, ter acesso à um bom banho quente e internet. Em outros casos, oferecemos também a possibilidade de ficar hospedado na sede de nossos parceiros locais, em quartos compartilhados com outros voluntários ou mesmo em quartos individuais. Sempre com todo conforto e segurança. Conhecemos e entendemos o perfil de nossos clientes e sabemos a melhor forma de atender suas expectativas.

Existe idade mínima e máxima recomendados para esse tipo de experiência?

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por seus pais ou tutor. Os pequenos, a partir dos 6 anos, também são bem-vindos. Quanto antes iniciar o contato com as diferenças, melhor. O importante é oferecer uma experiência única e transformadora para todos os integrantes da família, independentemente da idade.

Poder compartilhar experiências e doar seu tempo em prol de outros é um dos maiores legados que você pode deixar. Da mesma forma que existem “idosos” com 30 anos, também existem muitos “jovens” com mais de 60. Evidente que o mais importante aqui é identificar uma viagem que tenha a ver com seu perfil e propósito, respeitando sempre suas limitações.

Gostou? Gostaria de vivenciar uma viagem nesse formato?

A Passion & Purpose Experience  é uma parceira do Longe e Perto e pode ajudar você a montar sua viagem de forma personalizada.

Entre em contato conosco ou diretamente com a PP informando que nosso código: LONGEEPERTO

Sobre o autor

Por 11 anos, Ricardo Gottlieb Lindenbojm (ou simplesmente Rico, como é mais conhecido) foi um empresário de sucesso na área de promoções e eventos, alternando a vida entre o trabalho e as viagens de surfe, mergulho e aventuras em geral. Assim andou por mais de 30 países em 5 continentes, mas nunca foi até eles apenas por lazer. Na medida do possível, Rico sempre tentou participar de trabalhos voluntários e acabou dando aulas de surf para meninos de um vilarejo no Panamá, cuidou de crianças vulneráveis no Quênia e na África do Sul e de onças no serrado brasileiro, além de ter feito monitoramento de tubarões-baleia e de outras espécies marinhas na costa de Moçambique, entre outras atividades. Nestas experiências, sem perceber, Rico amadureceu uma ideia que veio anos depois: ajudar pessoas que também querem unir a paixão por viagens com a paixão por fazer o bem. Assim nasceu a Passion & Purpose Experience. Uma empresa inspirada na história do seu criador, na sua convivência com a esposa e o filho e também no seu maior objetivo: deixar um legado positivo para as futuras gerações.

 

Comente Aqui
Onde Comemorar o Dia dos Namorados nas alturas!