Experiências, Pontos Turisticos

Dicas de Istambul Turquia

16 out 2017 • por Carla Caldas • 34 comentários

Dicas de Istambul Turquia

Quando Fomos: Última semana de maio, quase começo do verão. Temperatura super agradável, durante o dia em torno de 20ºC e a noite um leve friozinho. Achei o período ideal, pois a cidade estava cheia de turista, mas nada lotado.

Importante lembrar: quando for escolher a data da sua viagem verifique o Ramadã, período de jejum e celebrações religiosas que deixa a cidade com movimentação diferente e às vezes muito lotada.

Como chegar: Fomos em um vôo direto da Turkish Airlines (ver post), serviço e comida excelentes.

Documentação necessária: Brasileiros não precisam de visto para entrada no pais. O passaporte precisa ter validade superior a seis meses.

Fui informada que era necessário o seguro Europa (mas não pediram). Se comprar a passagem com cartão de crédito verifique o benefício. No meu caso liguei para Visa e facilmente resolvi.

Onde ficar: Ficamos em Sultanahmet, região antiga da cidade onde estão as principais atrações turísticas. Acredito que para quem vai pela primeira vez, como era nosso caso, é a localização ideal. Fácil acesso a pé as principais atrações e também ao metrô.

Reserve no Booking.com seu hotel na região de SULTANAHMET

Ficamos no Celal Sultan Hotel, super recomendo ( ver post ).

Após voltarmos da Grécia dormimos mais uma noite em Istambul e dessa vez ficamos próximo à região da Taskim (ver post)

Reserve no Booking.com seu hotel na região de TASKIM 

Para mais dicas sobre onde ficar (ver post).

Se preferir mande e-mail para contato@longeeperto.com e organizamos toda sua viagem.

Quanto tempo ficar: Na ida ficamos quatro noites e na volta mais uma noite. Achei um período ótimo para ver a cidade.

Lembro que fizemos tudo com muita calma, caso você tenha um ritmo mais acelerado acredito que três noites são suficientes.

Moeda Local:  A Turquia não faz parte do Mercado Comum Europeu, portanto não utiliza o Euro e sim a Lira Turca. Na ocasião a moeda valia quase um pra um do real, portanto os preços estavam bem acessíveis, principalmente alimentação que é mais barata comparada com São Paulo.

Você pode fazer câmbio no aeroporto, mas como sempre não é a melhor taxa. Em Sultanahmet é fácil encontrar casas com melhor taxa.

Língua: Para minha surpresa encontrei pouquíssimas pessoas que falavam inglês. Portanto ou você fala turco ou faz mímica. Tudo bem, dá pra se virar. No final a comunicação com os locais vira uma diversão.

Dica: tenha um caderninho, escreva os endereços que deseja ir e mostre aos taxistas. Foi isso que fizemos.

O que vestir: As mulheres turcas andam com a cabeça coberta com lenços. Isso não é necessário para as turistas, somente nas mesquita, e lá eles emprestam lenços.

Como sugestão ande sempre com uma pashimina, um lenço. É sempre bom pra proteger do frio e evita que você use os paninhos deles.

As mulheres andam bem cobertas então não me senti à vontade com bermudas, shorts ou camisetas de alça. Usei de saias largas, calça e blusas com manga, mas isso é uma questão pessoal.

Tranfer Aeroporto – Hotel – Aeroporto: estávamos um pouco preocupados com a chegada, afinal era a primeira vez que visitávamos um pais tão diferente. Mandamos e-mail para o hotel e agendamos o transfer. Na chegada tínhamos um motorista nos esperando, plaqueta com nosso nome e foi ótimo!

Depois descobrimos que o metrô sai do aeroporto e vai até a estação de Sultanahmet, bem próximo ao hotel.

Como se locomover na cidade: andamos bastante a pé, super fácil e as principais atrações são próximas e facilmente sinalizadas. O metrô de superficie também é bastante útil e fácil.

Utilizamos também táxi (usando a técnica do caderninho). Enfim, o deslocamento é realmente muito fácil por toda a cidade.

Onde comer: Dicas (ver post)

O que fazer: Dicas (ver post)

Nossa Programação:

Primeiro Dia: Desembarcamos no final do dia. À noite caminhamos na região de Sultanahmet para um reconhecimento. As opções de bares e restaurantes são inúmeras e já na primeira noite vimos os dervixes rodopiantes em vários restaurantes.

Segundo Dia: De manhã fomos a pé ao Museu Hagia Sofia (ex-mesquita, ex-igreja )

e a Mesquita Azul.

À tarde fomos a Cisterna,

ao Mercado de Especiarias e caminhamos pela região da ponte Gálata, onde é possível comer o sanduíche de peixe comprado em barcos flutuantes.

À noite jantamos no famoso e moderninho Restaurante 360º, em Taskim.

Terceiro Dia: seguimos para conhecer a Istambul moderna. Pegamos o metrô  até o bairro Nisantasi, a região nobre da cidade com várias lojas de grifes e agradáveis cafés.

Reserve seu hotel na região de Nisantasi

No período da tarde seguimos de táxi até o bairro Bebec, uma região na beira do Estreito de Bósforo, super agradável para caminhar e zero turista.

Almoçamos no descolado Lucca, gente bonita e comida sensacional. Caminhamos bastante ao longo do Bósforo, foi um dia super agravável. Recomendo !!

Quarto Dia: Famoso mercado Grand Bazar, sinceramente achei interessante, precisa ir, mas achei meio confuso. Como a cultura é pechinchar os preços iniciais são sempre muito caros, não gostei muito dessa clima de muita falação pra conseguir redução de preços.

Se você vai comprar recomendo o mercado de Especiarias -Spice Market (comprei vários lenços lá ) ou as lojas de rua.

À tarde Palácio Topaki, verifique o horário, pois nos atrapalhamos e não conseguimos visitar o Harém que dizem ser a melhor parte.

À noite fomos ao Reina, balada super famosa em toda a Europa (ver post).

Quinto Dia: Passeio de barco no Bósforo, é só ir até a ponte Gálata e pegar a próxima saída, dura aproxidamente uma hora e meia, é baratinho e vale super a pena.

Retornamos ao hotel e nos preparamos para o transfer com destino ao aeroporto (ver post).

Próxima parada: Cappadocia.

Reserve seu hotel na Cappadocia 

O que não fizemos e vai ficar pra próxima: o famoso banho turco, dizem que é ótimo, mas sinceramente fiquei em dúvida. Torre Gálata, show típico, mas achei que era turista demais.

Ultimo dia da viagem: Após visitar a Cappadocia (ver post), Atenas (ver post) e as Ilhas Gregas Mykonos e Santorini (ver post), retornamos para uma última noite em Istambul .

Saldo geral de Istambul: A cidade é mágica. Os cheiros, as comidas, as mulheres de véus, os chamados diários para oração, a mistura do antigo com o moderno, as onipresentes mesquitas, tudo, tudo… compõe um cenário único e uma experiência inesquecível.

Istambul é apaixonante!

Saldo Geral da viagem: A viagem mais sensacional que já fiz na vida. Tudo muito diferente, povo simpático, cenários inesquecíveis.

Super recomendo e conto os dias para quem sabe um dia repetir a dose.

Comente Aqui
34 comentários
  1. César Nicolini   •   18/10/11   •   16h11

    Olá Carla!
    Que grata supresa é Istambul, não é mesmo?
    Muito legal o teu blog, belas fotos.
    Abraços

    César
    http://www.paposdegourmet.com.br

    • carlacaldas   •   19/10/11   •   00h57

      Cesar,

      Realmente Istambul conseguiu superar minhas expectativas ( que eram bem altas!) . Fomos também a Cappadocia queé surreal. Espero conseguir voltar um dia. Abs Carla

  2. Luciana   •   15/11/11   •   01h34

    Adorei as dicas, estou querendo aproveitar o feriado do carnaval para ir com duas amigas…Quanto tempo de vôo? Turkish só voa por SP, não é?

    • carlacaldas   •   15/11/11   •   01h52

      Luciana,

      Voces vão adorar. Istambul é otimo!
      São treze horas no voo direto mas sinceramente passou super tranquilo. Dei sorte pois o avião estava vazio e consegui deitar nas cadeiras.Sao varias opcoes de filmes, musica e documentarios o que ajuda a passar o tempo. Quando fui o voo era apenas de sp, realmente não sei se abriram alguma outra rota.

      Se tiver mais duvidas é só falar. bj e obrigada por visitar o Longe e Perto

  3. Rebecca   •   19/11/12   •   21h57

    Olá querida,
    Estou indo para istambul agora em dezembro, ou passar o ano novo lá!
    Minha duvida é, onde vc fechou os passeios? Adorei o log!
    Bjuu

    • Carla Caldas   •   20/11/12   •   08h17

      Oi Rebeca, você vai amar Istambul! Na verdade fiz tudo sozinha e nao contratamos passeio nenhum. As principais atracões Mesquita azul, cisterna,agia Sofia sao uma em frente a outra na praça. E só chegar pagar o ingresso e entrar. Nao precisa contratar passeio.

      Fizemos um passeio de barco pelo Bósforo, também compramos na hora. E só ir até a ponte galara e os passeios saem toda hora. Eles ficam anunciando, e bem engraçado ficam gritando Bósforo, Bósforo…

      Caso você realmente queria contratar passeios também e fácil pois na própria recepção do hotel eles indicam vários.

      Nos fizemos tudo sem guia, sempre preferimos assim pois acredito que você sente melhor o espirito da cidade. A locomoção em Istambul e simples , o metro de superfície atende super bem.

      Eles quase nao falam inglês mas no final sempre achamos um jeitinho de comunicar. Se for pegar taxi use um caderninho e escreva o destino para mostrar ao motorista. Super funcionou com a gente. Beijo e volte sempre no blog carla

  4. Fernando   •   24/11/12   •   23h05

    Carla parabéns pela dicas, estamos com passagem comprada de rio para Istambul mó período de carnaval
    Vamos ficar 8 noites
    Que roteiro vc recomenda?
    Como é melhor se locomover pela Turquia ? Bus ou avião?
    Para aproveitar e conhecer ilhas gregas quantos dias são necessários?
    Que outros locais da Turquia vc recomenda ?

    Valeu e obrigado pelas dicas do Blog estão excelentes

    • Carla Caldas   •   30/11/12   •   20h33

      Fernando, Obrigada pela visita!
      Muita responsabilidade sugerir roteiro, pois tudo depende muito do estilo de cada viajante.
      Vou fazer comentários e espero poder ajudar.
      Locomoção? As distancias são longas. Fui de Istambul para Cappadocia de avião e sinceramente acho mais pratico.
      Se for para a Cappadocia saindo de Istambul tome cuidado para verificar o aeroporto interno.
      Comentei sobre isso nesse post:
      http://longeeperto.com/cappadocia-goreme-turquia-nossas-dicas-para-2-dias-passeio-de-balao-aluguel-de-moto-e-hotel-caverna/
      Locais na Turquia
      Só conheci Istambul e a Cappadocia e super recomendo os dois.
      Já me falaram da região de praias, mas sinceramente acho mais legal conhecer as ilhas gregas. Mas isso é uma opinião pessoal.
      Ilhas Gregas
      Conheci Mykonos e Santorini. Ambas incríveis, mas estilos bem diferentes. Mykonos um pouco mais agitada, com opções de baladas e vária restaurante e Santorini um pouco mais calma, contemplação a beleza.
      Fiquei mais tempo em Santorini mas sinceramente preferia ter feito ao contrario.
      Acho que duas noites cada ilha é um tempo pequeno porem adequado.
      Roteiro – muita responsabilidade !!!!!
      Istambul é uma cidade com muita opção, três dias no mínimo eu acho. Isso também depende muito se você curte ficar mais ou menos tempo nos lugares.
      oito noites é um pouco corrido para quatro lugares, considerando que as distancias são um pouco longas. Acredito que terá que fazer escolhas. Mas novamente tudo muito pessoal.
      2 noites na Cappadocia
      Dois noites em cada uma das ilhas
      Você pode ver voo direto de Istambul para as ilhas e não passar por Atenas. Eu comprei ticket pela internet na eagean air
      http://en.aegeanair.com/

      Você comprou voo do Brasil direto para Istambul? Se sim considere que você terá que ir para as demais cidades e depois voltar para Istambul para pegar o voo de volta. Eu fiz isso:
      http://longeeperto.com/tulip-city-taskin-nosso-segundo-hotel-em-istambul/
      Enfim espero ter ajudado.
      Você leu outros post do blog? Detalhei mais dicas por lá.
      Bj e me fala se posso ajudar mais
      http://longeeperto.com/atenas/
      http://longeeperto.com/istambul-turquia-nossas-dicas-super-completas/
      http://longeeperto.com/nossas-dicas-de-viagem-para-as-ilhas-gregas-mykonos-e-santorini/
      http://www.hellenicseaways.gr/
      http://en.aegeanair.com/

      • Fernando   •   30/11/12   •   22h17

        Carla Muito obrigado pela Info.
        Pensando bem e pela época da viagem ( Carnaval = Inverno e Frio ) estou pensando em desistir da Grecia e focar a viagem toda na Turquia.
        Falaram que tem varios lugares bons para conhecer alem da Capadocia e Istambul como Pamukkale e efeso
        vc foi ou avaliou estes locais, que distancia estão uns de outros
        Outro tema são as compras….. sei que tem mercados muito grandes onde é mais recomendável comprar?

        Valeu
        Fernando

      • Carla Caldas   •   02/12/12   •   19h00

        Fernando,
        Particularmente acho uma boa ideia concentrar na Turquia . O pais é magico, super diferente e com muitas opções. Eu gosto bastante de ficar mais dias no local e ter a oportunidade de vivenciar melhor a cidade.

        Tenho uma leitora que estave na Cappadocia em marco e fez o passeio de balão com neve, ela descreveu como ” a emocao mais louca que já vi na via” .
        Leia no comentario do post http://longeeperto.com/passeio-de-balao-na-cappadocia-uma-experiencia-unica/

        Sobre compras, não sei bem o que voce imagina comprar, mas em Istambul eu fui ao Grand Bazar e ao Bazar de especiarias. Achei o grand bazar interessante ( tem que ir ) mas confuso e caro. O Bazar de especiarias é mais barato lá eu comprei cha, temperos e lencos ( varios lencos!!!!) . Não me dediquei muito as compras mas vi muita bijouteria e prata barata nas lojas de ruas proximas a região onde fica a mesquita azul. E tem os tapetas tambem , lojas pra todo lado e eles mandam entregam.
        Não me dediquei aos tapetes portanto não tenho dicas sorry.

        Infelizmente só fui a Istambul e a Cappadocia . Nossa quero muito ter a oportunidade de voltar novamente e conhecer os outros lugares. Dizem que Efeso é bem interessante.

        Na ocasião da minha viagem encontrei esse site que tem varias dicas da Turquia ( só que é em ingles!)
        http://www.turkeytravelplanner.com/go/index.html

        A Cristina do Blog Fui e voltei pra contar foi para efeso e Pamukkale

        http://fuievolteipracontar.blogspot.com.br/search/label/Turquia%20-%20%C3%89feso

        Enfim … estou ter ajudado .. vai perguntando e vou respondendo .

        Depois manda fotos da viagem para colocar no blog!! Abs carla

  5. Fernando   •   02/12/12   •   19h35

    Muito obrigado Carla, estou vendo agora como pegar os voos para ir de Istambul a Cappadocia e Efeso
    Você sabe qual a melhor opção para otimizar o tempo? Onde posso comprar viagens internas de avião com bom preço?

    Valeu
    Fernando

  6. monica   •   10/02/13   •   00h44

    Galera,
    alguem pode me dar uma ideia de quanto devo levar p compras, entradas etc……
    to mais ou menos eu gataria?
    bjjjj

    • Carla Caldas   •   13/02/13   •   09h02

      Monica,
      Dificil resposta pois os valores de gastos são muito pessoais e dependem muito da sua disposição.
      Como referencia segue preços dos principais passeios pagos:
      – Cisterna Yerebatan Sarnaci – 25 TL ( liras turca ) mais ou menos 25 reais
      – Hagia Sophia – 10 TL
      – Topakapi Palace – 25 TL
      – Passeio de barco pelo Bosboro – 10TL
      A alimentação em Istambul é mais barata se comparada com SP portanto depende muito do tipo de restaurante que voce vai .
      Mas para você ter uma ideia gastamos no Reina ( uma super balada famosa com jantar ) 126 LT
      Veja o post http://longeeperto.com/reina-uma-balada-em-istambul-nos-fomos/

      Não fiz muitas compras mas tudo que comprei foi bem mais barato que aqui .. comprei lencos dos 10LT.

      Enfim dificil falar porque depende de cada um . Eu geralmente coloco um meta media de gastos por dia e vou controlando .
      Espero ter ajudado . Obrigada por visitar o Longe e Perto. Bj Carla

      • monica   •   13/02/13   •   22h29

        Oi Carla
        Muito legal as informações que me passou ,
        Ajudou e bastante é algumas pessoas dizem que esta viagem é uma verdadeira fortuna e quero viajar tranquila sem ter que me preocupar com surpresas.
        Superrrrrr obrigada
        vlwwwwww
        agora é só eu marcar a passagem
        bjjjjj

      • Carla Caldas   •   15/02/13   •   16h48

        Monica,

        Como eu disse achei os preços proximos e até mais baratos que SP.
        E possivel fazer varios passeios a pé ou de metro. E possivel pegar metro dentro do aeroporto caso voce não queria gastar com taxi ou transfer . Alguns lugares não são pagos como o Grand Bazar, o Spice Market … e claro andar pelas ruas é otimo e gratuito. As opções de alimentação são variadas. Enfim .. dá para ajustar para o seu bolso. Istambul é inesquecivel. Voce vai amar!

      • Cristiana   •   26/09/13   •   13h19

        Oi, Carla, adorei as dicas. Na Reina, paga para entrar ou só a consumação?

  7. maira bressanelli   •   09/04/13   •   20h13

    vamos fazer esta viagem agora , maio/2013.
    alem de Istambul e goreme, vamos a rivera turca, bodrum e pomukale.
    vc tem alguma dica de la.??? amei seu post. muito util.
    abracos
    maira / carlo caxias do sul/ rs

  8. Carlos   •   19/04/13   •   17h47

    Museu Hagia Sofia lindo, Istambul linda, pitoresca, exotica e agradavel cidade

  9. Cíntia Souza   •   06/07/13   •   11h49

    Olá Carla!

    Ual super legal suas dicas adorei! Sou carioca também e no momento moro na Suíça. Eu e meu marido vamos de ferias no final do mês pra Istambul pra finalmente fazermos nossa lua de mel rsrss,e esse foi o blog mais completo que achei,com certeza vou seguir quase todas as dicas, estou muito ansiosa pra conhecer a Turquia, aqui onde moramos temos alguns amigos turcos e sei que eles são super receptivos! Obrigada pelas dicas, um abraço!

    • Carla Caldas   •   06/07/13   •   20h22

      Cintia, que legal seu commentario! Voce vai amar Istambul, a idade e muito interessante. Uma Carioca na Suica! Tenho vontade de conhecer a Suica, deve ser lindo. Obrigada pela visita , volte Sempre .bj carla

  10. Caroline B   •   25/07/13   •   10h16

    Olá! Estou embarcando hoje para a europa, passo dois dias em bruxelas e depois vou para a Turquia! Seu blog entrou na minha lista de referências para Istambul! Adorei os post especiais sobre alimentação, e a dica da balada! Parabéns! Beijos

    • Carla Caldas   •   27/07/13   •   21h00

      Carolina, que alegria ler seu commentario. Voce vai amar Istambul . Boa viagem bj carla

  11. Fernanda   •   02/08/13   •   17h24

    Oi,
    acabei de chegar da Turquia e as suas dicas foram muito úteis.
    Istanbul, Capadócia e Bodrum são sensacionais!
    Queria apenas alertar para as pessoas tomarem cuidado com a Turkish Airlines que tem voos diretos de São Paulo para Istanbul. Cheguei na última sexta-feira, dia 26/07/13, de Istanbul e as malas de quase todos os passageiros ficaram na Turquia sob o argumento de excesso de peso na aeronave (???). Três dias depois, quando as malas foram entregues em nossa residência no Brasil estavam arrombadas e inúmeros pertences foram furtados! Evitem viajar com a Turkish Airlines!
    Muito obrigada pelas dicas!
    Fernanda

    • Carla Caldas   •   02/08/13   •   19h17

      Fernanda,

      Que alegria saber que as dicas foram uteis.

      Fica registrado seu relato sobre a Turkish.

      A Minha experiencia com Eles foi bem diferente, Tudo deu muito certo e gostei muito do servico .

      Obrigada pela mensagem. Adorei. Volte Sempre bj Carla

  12. RONALDO MENDONÇA   •   09/08/13   •   18h34

    Oi,
    Estou chegando pela primeira vez a Istambul por navio, ficando hospedado no Hotel Midtown e após a estada embarcando em avião para Genova no Hotel Melià. Solicitei proposta para o Transfer em Istambul e Genova do Porto/Hotel e Hotel/Aeroporto e fiquei surpreso com o valor R$2.200,00,para 2 pessoas. Com sua experiencia poderia sugerir alternativas e comentar custo de taxi.
    Obrigado por toda ajuda obtida a partir de seus relatos.Abs

    • Carla Caldas   •   11/08/13   •   09h08

      Ronaldo,

      deve ter acontecido algum mal entendido, muito alto esse valor.

      O taxi em Istambul é bem barato;

      Minha sugestão : mande um email para o hotel e pergunte sobre a reserva do transfer.

      Nos reservamos o transfer no nosso hotel, se você entrar no site do hotel vai verificar a tabela de valores para os dois aeroportos que são bem mais longes que o porto. O valor mais caro é 130 euros, ida e volta.
      http://www.celalsultan.com/transportation.asp

      Abs

  13. jessica   •   10/09/13   •   22h52

    Olá tudo bem:
    sou a Jessica, de curitiba!
    estaou indo para Istambul dia 31 de outubro até 8 novembro
    vou ficar no Titanic na rua Topcular Mevkii Cicoz Yolu No:32-34
    Bayrampasa 34030 Istanbul
    queria saber sua opinião, vou chegar sozinha no aeroporto cedinho 6 da manha, meus pais vao chegar a noite em outro voo! eles já tem um transfer eu ainda nao
    o hotel me cobrou 30 euros só pra me pegar no aerporto! pois a volta eu já tenho trasnfer! você acha muito caro: ou comepensa eu pegar taxi sozinha e ir pro hotel:

    outra coisinha, você sabe se perto desse hotel tem alguma coisa que eu possa fazer durante o dia: porque meus pais só chegam a noite ai vou ficar sozinha o dia todo!

    Muito obrigada ta! adorei suas dicas! beijo

  14. Marita   •   17/11/13   •   20h05

    Vou para a Turquia em Maio/14, gostaria de saber se eles negociam com dolares.
    obrigada

    • Carla Caldas   •   18/11/13   •   19h52

      Marita,

      Não sei se entendi sua pergunta .. você pode fazer o cambio em varias casas.
      Nas lojas pagamos em dólar no grand bazar mas sinceramente não sei dizer se isso é valido para todos os lugares.
      Era isso?
      Obrigada por visitar o blog . abs

  15. Leila Coelho   •   01/03/14   •   03h05

    Olá Carla,estou c reserva no hotel Witt, Defterdar Yokusu No:26 Cihangir, Beyoglu
    Istambul 34433..ele fica na região que vc ficou?E perto das atracões ou de onde vc recomendou?É a minha primeira vez na Turquia e estou meio perdida..as resenhas dele são ótimas, mas…

    Obrigada desde já pelo help!

    • Carla Caldas   •   01/03/14   •   14h38

      Leila,

      Esse hotel fica na região moderna de Istambul: Beyoglu.

      A região das principais atrações ( Agia Sofia, cisterna, mesquita azul) é Sultanahmet, a região antiga da cidade.

      Não é próximo, não dá para ir a pé . Você precisará pegar o metro ou taxi porque precisa atravessar a ponte Galata. Também não é SUPER longe mas o transite de Istambul é meio caótico.

      Desse lado da ponte também estão o Grand Bazar, o bazar de especiarias .

      Sendo sincera se é a sua primeira vez melhor , e se você que conhecer as atrações mais turísticas acho que vale tentar ficar em Sultanahmet.

      Eu fiz o seguinte : na ida fiquei e Sultanahmet 4 noites, fui para a Grecia e na volta fiquei uma noite na regiaõ de Boyoglu.

      Enfim tudo isso é muito particular.

      Estou a disposição se tiver mais duvidas .

      Bj carla
      A região de Sultanahmet tem hotéis para todos os bolsos.

      • Leila Coelho   •   04/03/14   •   00h04

        Super obrigada Carla,queria ficar no Witt pelo hotel,mas unir o hotel aos passeios seria o máximo..Bjs,adorei seu blog!!!

Dicas do Deserto do Atacama – Chile
Museu d`Orsay e Fundação Louis Vuitton em Paris