Bem Estar & Esportes, Experiências

Final de semana em Brotas – Um roteiro pet friendly

12 nov 2018 • por Carla Caldas • 0 comentários

“ Não há wi-fi na natureza, mas você encontrará uma conexão muito melhor. ”

A mensagem no início da trilha que nos levaria a duas belas cachoeiras representa bem o que seria nosso final de semana.


Sexta feira final da tarde, partimos rumo a Brotas no interior, destino famoso por sua natureza e também pela prática de esportes radicais como o Rafting e o Boia Cross.

Uma viagem de descanso. Éramos três: eu, meu marido e o Luka, nosso pet, um cachorrinho Stitzu de 6 meses, que agora faz parte da família.

Como chegamos?

Brotas fica a 250 Quilômetros da capital São Paulo, foram aproximadamente 3 horas e meia dirigindo. O acesso é muito fácil, estrada com várias pistas, superampla e segura.

Viagem Pet Friendly

Logo que recebemos o convite pensamos na possibilidade de levar nosso Stitzu. Fizemos uma consulta ao hotel que prontamente retornou sinalizando que o pequeno seria bem-vindo.

Regulamento da Pousada para o recebimento de Pets

Também teríamos a opção de deixa-lo com um cuidador pois no passeio do Rafting, que estava previsto na agenda, ele não poderia ir por questão de segurança.

Para a viagem a veterinária recomendou um comprimido de enjoo que na ida não resolveu muito, mas ajudou na volta.

Levamos a bolsa com todos os apetrechos: ração, prato, brinquedos e tapete para necessidades.
No mais, partiu e lá foi tudo história que vocês podem ver nas fotos! Ele adorou e aproveitou bastante.

O roteiro – Um final de semana em Brotas

Hospedagem

Fizemos o check in na Pousada das Nascentes por volta das 21 horas. Horário perfeito para saborear uma deliciosa pizza acompanhada de uma taça de vinho, ótima forma de iniciar nosso final de semana de relaxamento.

A pousada fica exatamente em frente a represa do Patrimônio, bairro de Brotas, localizado a aproximadamente 15 minutos do Centro.

Nosso quarto com tema Africa

Romântica e acolhedora, estadia aconchegante e charmosa, perfeita para casais pois é muito calma. A decoração é temática, cada quarto é diferente e todos possuem banheiras ou ofurô.

Pousada das Nascentes

A proprietária Delma é uma viajante apaixonada que deixa sua alma e histórias, através dos inúmeros itens de decoração que traz de suas viagens mundo a fora. Sua paixão contagia amigos que contribuem com presentes para ampliar o acervo que está carinhosamente exposto na pousada.

Pousada das Nascentes e sua decoração com acervo de viagens da proprietária

As frases simpáticas em placas e quadros, o bolinho de chuva saboroso servido no barzinho da entrada são apenas exemplos de um atendimento simpático e caloroso que também é refletido no sorriso dos atendentes sempre disposto a ajudar.

Sábado, acordamos logo cedo. O café da manhã é cheio de delícias caseiras: sucos, bolos, frutas, pão de queijo.

Café da Manha com sabor de fazenda

Recanto das Cachoeiras

Nossa primeira parada do dia foi no Recanto das Cachoeiras, um local de beleza única onde é possível passar o dia entre mirantes, cachoeiras, passeios nas trilhas, tirolesa, cavalgada, arborismo, quadriciclo , piscina, bar e muito ar puro.

Vista do Mirante do Recanto das Cachoeiras

O local trabalha com sistema de Day Use, o visitante paga uma entrada que dá direito a usufruir da estrutura completa com vestiários, bar e uma linda área verde.

O percurso das trilhas pode ser feito em uma caminhada de aproximadamente uma hora, passando por duas belas cachoeiras.

O almoço é servido no restaurante com cozinha a lenha, comida típica da fazenda e uma varanda com a ampla vista de todo o Vale do Rio Jacaré, região de Brotas.

Adega Casarão – Degustação de Cachaça Artesanal e delícias típicas da região

No final da tarde fomos conhecer a Adega Casarão, no centro da cidade de Brotas, um belíssimo casarão de 159 anos restaurado e preservado pelo proprietário Fredi.

Lá são comercializados itens produzidos na região como: mel, cerveja, geleias, licores.

Local repleto de história, o subsolo guarda barris com 10 mil litros cachaças artesanais.

Degustação para todos os gostos!

End. Av. Mário Pinoti 1057

Brotas Bar – Bar temático e excelente gastronomia

A noite seguiu e fomos jantar no simpático Brotas Bar, na mesma rua do centro de Brotas.

Lá fomos recebidos por uma simpática equipe que contou com muita paixão a história do local.

A construção centenária onde funcionou a primeira pensão de Brotas, a Santa Cruz, foi restaurada mantendo a estrutura da casa e seus lindos ladrilhos hidráulicos. Nas paredes é possível ver madeiras do forro antigo da casa que viraram arte através das pinturas de um artista local.

A casa é temática, uma celebração aos esportes, com destaque mais do que especial para o Rafting. Um espaço é dedicado a equipe da cidade Bozo d`Agua, patrocinada pelo Bar. Os troféus de campeonatos vencidos mundo a fora estão expostos.

A gastronomia não é esquecida e os sabores são muito bons, tudo fresquinho, sem conservantes e preparado na própria cozinha.

Nós provamos e aprovamos um dos carros chefes da casa, o macio Prime Ribe e na sequencia o brigadeiro de colher. Perdição!

Rafting – Território Selvagem

No domingo acordamos cedinho e partimos para sede da agência Território Selvagem que faz receptivos dos grupos que participarão do tão esperado e famoso passeio de Rafting.

O encontro acontece no Centro onde toda parte burocrática é feita antes de seguirmos no ônibus que leva o grupo para a área rural ao longo do rio Jacaré, onde acontece a descida.

Antes de sair um bate papo com Tomas, responsável pela agência, que nos contou sobre a história e evolução do esporte na cidade.

A ONG Movimento Rio Vivo liderou um movimento vencedor contra a instalação de um curtume e seus produtos químicos na cidade, iniciando assim o processo de crescimento do esporte como negócio, gerando empregos e preservação do meio ambiente.

Na época Brotas era uma cidade de 17 mil habitantes que a partir de investimento no turismo de aventura e ecoturismo foi ganhando estrutura e crescendo .

Ao longo dos anos diversas normas e procedimentos foram estabelecidas em conjunto com a ABNT e o Ministério do Turismo como o objetivo de padronizar, certificar todas as atividades e fazer a gestão de todos os riscos de segurança.

Portanto é sempre importante buscar empresas sérias, regularizadas e com sistema de gestão de segurança na hora de escolher a agência que fará o passeio.

Despois de ouvir a emocionante história e ganhar consciência sobre como a segurança é um item fundamental na agência, seguimos rumo ao ônibus que nos levou ao passeio.

Trajeto animado , equipe bem humorada.

Chegamos ao local onde fizemos alongamento, participamos de um breve treinamento e claro, subimos nos botes para divertida aventura.

O grupo era bem variado incluindo crianças pequenas e uma senhora de quase 80 anos, prova de que o esporte é bem seguro e acessível.

A descida do rio leva quase duas horas, muita adrenalina e diversão! Adoramos e recomendamos!

Não esqueçam o protetor solar e uma roupa para trocar na saída pois certamente você estará bem molhado.

Logo após o passeio retornamos ao Rancho das Cachoeiras para mais um almoço e na sequencia pegamos a estrada de volta, rumo a São Paulo.

Final de semana mais do que relaxante e de muita conexão com a natureza.

E o Luka? Adorou tudo, voltou super relaxado e acho que não vê a hora de voltar para mais uma aventura.

Comente Aqui
Abertura da Web Summit 2018,o maior evento em tecnologia e empreendedorismo da Europa